Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

'Sob Pressão': 4ª temporada chega ao fim com conflitos intensos



21/10/2021 | 07:00


Lucas Paraizo é a prova viva da profissionalização dos roteiristas brasileiros. Houve um tempo, no auge do Cinema Novo, em que bastavam uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Com o tempo, e até por necessidades legais - para liberação de verbas, avalizando os projetos em concursos públicos -, o roteiro tornou-se peça indispensável. Paraizo tem escrito muito para TV e cinema. Histórias originais - dele e dos diretores - adaptações. É o responsável pela dramaturgia da série Sob Pressão, cuja quarta temporada termina nesta quinta, 21.

Andrucha Waddington é o diretor artístico. "Eu escolho os roteiristas, ele, os diretores dos episódios, mas existe uma troca entre a gente. Um opina na escolha do outro. Não me lembro de nenhuma briga quanto à montagem das equipes." Os atores? "Tem os fixos da série, mas a cada temporada surgem âncoras. Não vou dar nenhum spoiler, porque a Globo já anunciou que Marco Nanini participa da quinta temporada com destaque. Na que está terminando, é a Cláudia de Moura, que faz a avó do Brasil."

A avó cujo neto chega ao hospital quase morto. O garoto melhora, mas teve picos, em diferentes episódios. O repórter confessa que chorou no episódio em que o neto precisa ser operado, o pessoal está em greve, a sala de cirurgia vira um caos e a avó pega o balde com água e sabão para fazer a limpeza. É impossível não pensar na crise do oxigênio de Manaus. As pessoas levando botijões para ajudar. Paraizo - "Eu, que escrevo ou supervisiono a escrita dos outros, e sei tudo que vai acontecer, também já chorei em vários momentos." Qual é o segredo do sucesso? "Sinceramente, não sei, mas acho que tem a ver com uma combinação. A gente está sempre querendo chegar ao coração das pessoas. O sentimento é genuíno e a estética realista das direções também aproxima o público."

O sentimento de urgência é pungente. O Brasil cabe dentro daquele hospital. "A série nasceu com esse compromisso. Refletir sobre o sistema de saúde brasileiro, mas com entretenimento. No meio da caminho houve a nossa pedra, a pandemia. A saúde, mais que nunca, esteve sob bombardeio. E, graças à desigualdade da sociedade brasileira, os pobres, como sempre, estão pagando a conta. A fome e a saúde mental foram importantes nessa temporada. As questões familiares, a família que nos escolhe. A avó desesperada, o Dr. Evandro que teve de dar mais atenção à vida pessoal. As coisas vão acontecendo e a gente nunca sabe qual será o passo seguinte."

Claudia de Moura surgiu quase aos 45 do segundo tempo, poucos dias antes das gravações. "Nossa preocupação é sempre achar o roteirista certo, o diretor, ou diretora, também certos para a história. Quando tem ação, aventura, o próprio Andrucha gosta de realizar, por causa da logística. O Júlio (Andrade) fez aquele episódio do plano-sequência. Quando dirige, gosta de dar tempo aos atores. A Mini (Kérti) é ótima balanceando conflitos familiares." No episódio desta noite, que encerra a temporada, o Dr. Evandro está deprimido porque perdeu a guarda do filho. A história da avó chega, finalmente, a uma solução.

"Como supervisores, nossa responsabilidade, do Andrucha e minha, é garantir a unidade da série toda, independentemente das histórias." Claudia, Júlio Andrade/Dr. Evandro, Marjorie Estiano/Dra. Carolina, Drica Moraes/Dra. Vera, Bruno Garcia/Dr. Décio, que trouxe a questão da homossexualidade, etc. Dá gosto ver o elenco de Sob Pressão dando conta da intensidade dos conflitos e da urgência das situações. Vida e morte, como na realidade. "Nossos atores e atrizes engrandecem os personagens", diz Paraizo. A quinta temporada está sendo gravada neste momento - até dezembro. Está sendo feita para a GloboPlay, com estreia no ano que vem.

"Nenhuma série recente da Globo teve tantas temporadas. Em princípio, terminaremos com a temporada que estamos gravando, mas pode não ser definitivo. Vai depender da reação do público." Além de Marco Nanini, a próxima temporada terá o reforço de Emílio Dantas e Lázaro Ramos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;