Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Ouvir mais para errar menos


Do Diário do Grande ABC

20/10/2021 | 23:59


Santo André deu, na tarde de ontem, o primeiro passo para planejar e discutir o futuro, de que forma o município irá chegar em 2053, quando irá completar 500 anos de fundação. Ao lançar oficialmente o processo participativo de revisão do Marco Regulatório da Política Urbana, a administração municipal mostra que é necessário pensar hoje a cidade de amanhã.


E isso significa discutir quais as mudanças que precisam ser feitas desde já para garantir uma sociedade mais desenvolvida e mais sustentável nas próximas três décadas. Isso passa pela elaboração de novo plano diretor, lei de zoneamento, código de obras e edificações e outras legislações que necessitam ser revisadas. Essas revisões terão impacto direto nas políticas públicas de habitação, infraestrutura, saúde, educação, saneamento, segurança pública, o que reflete diretamente na qualidade de vida da população.


Mas essa discussão só faz sentido se contar o elemento central dessas mudanças, que é o morador da cidade, que é quem vive o dia o dia e sabe identificar o que poderia ser feito pelo poder público para melhorar as condições de vida. E, nesse ponto, a Prefeitura de Santo André acerta em trazer o morador para o debate. Antes de tudo, é necessário ouvir o que a população pensa, o que precisa ser mudado e quais as soluções que devem ser adotadas. E erra menos quem ouve mais.


O prefeito Paulo Serra também acerta ao reconhecer que o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel havia sido pioneiro em discutir com a população o planejamento da cidade. E quando separa qualquer tipo de ideologia política das políticas públicas. É possível, sim, usar exemplos bem-sucedidos do passado e trazer para a realidade atual.


As ferramentas atuais são outras. E a própria sociedade é outra. As demandas mudaram. E a administração decidiu ter a coragem de ouvir os desejos de quem mora e faz a cidade acontecer. A participação popular é fundamental para a construção de uma sociedade melhor. E reconhecer isso é o primeiro passo para uma administração bem-sucedida.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;