Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Leite ganha apoio de vice-presidente do PSDB de SP nas prévias tucanas



20/10/2021 | 20:20


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu nesta quarta-feira, 20, o apoio do vice-presidente do PSDB de São Paulo, Evandro Losacco, nas prévias tucanas para 2022, ampliando a área de influência no Estado de seu principal rival, o governador João Doria.

Governado por tucanos há quase três décadas, São Paulo representa o maior colégio eleitoral tucano na disputa que definirá o candidato da sigla à Presidência. No Estado, a sigla contabiliza 241 prefeitos e 99 vices - são, portanto, 340 votos na eleição interna. Segundo a campanha de Doria, São Paulo concentra 41% dos prefeitos tucanos do Brasil e 35% dos vice-prefeitos. No Rio Grande do Sul, o PSDB tem 31 prefeitos e 31 vices.

"Considero que o Eduardo Leite tem melhores condições de representar a terceira via. Ele tem a rejeição mais baixa e mais chance de chegar ao 2° turno", afirmou Losacco ao Estadão.

Coordenador da campanha de Doria nas prévias, Wilson Pedroso disse que "respeita" a decisão de Losacco, mas que "99% do PSDB de São Paulo apoia João Doria".

"Vale lembrar também, que o vice-presidente Nacional do PSDB, o deputado federal Domingos Sávio, de Minas Gerais, declarou apoio ao Doria", disse Pedroso.

Além de Losacco, a Juventude Nacional do PSDB anunciou nesta quarta-feira, 30, o apoio a Eduardo Leite nas prévias.

O governador gaúcho tem hoje o apoio formal de apenas dois prefeitos em São Paulo: Izaias Santana, de Jacareí, e Paulo Serra, de Santo André. Por isso decidiu concentrar sua pré-campanha em São Paulo. Segundo assessores, Leite vai visitar o Estado pelo menos uma vez por semana até o dia 21 de novembro, data das prévias.

Pelo formato do colégio eleitoral das prévias, a votação será indireta e com pesos diferentes entre filiados, mandatários e dirigentes. Os 565 prefeitos e 445 vices formam 25% do eleitorado, os 4.297 vereadores e 272 deputados estaduais outros 25%.

Governadores (3), vices (5), senadores (7), deputados federais (32) e o presidente nacional do partido, Bruno Araújo representam o terceiro bloco, e os filiados em geral o 4° bloco.

Vence o candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos considerando esta soma: resultado do grupo 1 + resultado do grupo 2 + resultado do grupo 3 + resultado do grupo 4.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;