Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Bolsas da Europa fecham em alta, impulsionadas por bom humor em NY



20/10/2021 | 13:22


As bolsas europeias fecharam em alta nesta quarta-feira, 20, após um pregão volátil que terminou positivo diante do bom humor em Nova York por conta da temporada de balanços nos EUA. Mais cedo, o apetite por risco de investidores no Velho Continente foi contido diante das leituras fortes de inflação ao produtor na Alemanha e ao consumidor na zona do euro.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,32%, aos 470,07 pontos.

A temporada de balanços voltou a dar tração às bolsas mundo afora. Nesta quarta, a Verizon reportou resultados trimestrais melhores que o esperado, assim como fizeram Netflix e United Airlines, após o fechamento dos mercados na terça-feira. Na Europa, a Nestlé subiu 2,66% na Bolsa de Zurique, após elevar o seu guidance para 2021 por conta dos preços mais altos de seus produtos.

Mais cedo, o mercado acionário do Velho Continente chegou a operar misto, pressionados pelos avanços anuais de 3,4% no índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro em setembro, e de 14,2% índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha no mesmo mês. Também saiu o CPI do Reino Unido, que desacelerou no mês passado ante a variação mensal de agosto.

O salto na inflação europeia, porém, deve desacelerar no ano que vem, segundo o diretor do Departamento de Europa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alfred Kammer. O FMI aumentou nesta quarta sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) agregado dos países europeus desenvolvidos em 2021, de 4,9% a 5,2%. Já a estimativa para os emergentes da região subiu 1,1 ponto porcentual, a 6%.

Outro assunto acompanhado por investidores foi a renúncia do presidente do Bundesbank (o BC alemaão), Jens Weidmann, que deixará o cargo ao fim deste ano. Por consequência, ele também sairá de seus postos no Banco Central Europeu (BCE) e no Banco para Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).

Weidmann é um dos poucos membros do conselho do BCE de inclinação hawkish - ou seja, conservadora em termos de estímulos à economia. Presidente da autoridade monetária europeia, Christine Lagarde disse lamentar a saída de Weidmann que, em comunicado sobre sua renúncia, alertou para "perigos inflacionários" na região. A Capital Economics estima que o substituto de Weidmann não deve provocar grandes alterações na política monetária do Bundesbank, mas deve ser mais inclinado à ala dovish do BCE e favorável às políticas de mitigação da crise climática.

Em Londres, a ação da IAG voltou a fechar na maior baixa diária do FTSE 100, que avançou 0,08%, aos 7.223,10 pontos. No Reino Unido, crescem os temores de uma nova severa de casos de covid-19, após as autoridades locais identificarem uma mutação da variante delta do coronavírus.

Outro movimento que se repetiu nesta quarta-feira, em relação ao pregão de terça, foi o apoio de ações do setor de energia às bolsas europeias, após o petróleo se recuperar no mercado futuro com a queda inesperada dos estoques americanos da commodity.

Entre os destaques, a Siemens Energy subiu 1,33%, ajudando o índice DAX, de Frankfurt, a fechar em alta de 0,05%, aos 15.522,92 pontos.

Já a Engie ganhou 1,56% em Paris, e o CAC 40 terminou o dia com avanço de 0,54%, aos 6.705,61 pontos.

Em Milão, a ação da Enel valorizou 1,82%, e o FTSE MIB terminou o dia com avanço de 0,94%, aos 26.581,77 pontos.

Por fim, entre os índices europeus, o madrilenho IBEX 35 subiu 0,24%, aos 9.017,90 pontos, e o PSI 20, de Lisboa, acumulou alta de 1,61%, aos 5.762,20 pontos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;