Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 7 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Intenção de consumo das famílias fica estável em outubro, revela CNC



20/10/2021 | 11:52


A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ficou estável em outubro ante setembro, registrando 73,2 pontos, informou nesta quarta-feira, 20, a entidade. Na comparação com outubro de 2020, o ICF registrou alta de 4,5 pontos.

Segundo a CNC, a estabilidade de outubro, na comparação com o mês anterior, se deu após quatro meses seguidos de alta. Mesmo assim, o ICF permanece "abaixo do nível de satisfação (100 pontos), fato que vem ocorrendo desde abril de 2015".

Para a CNC, a estabilidade na leitura de outubro do indicador estaria relacionada à elevada incerteza com o ambiente econômico. "As incertezas econômicas, com a inflação e a alta dos juros, reduzem o poder de compra. No entanto, apesar dessas dificuldades, o consumo segue avançando em relação ao ano passado", diz uma nota divulgada pela CNC.

A estabilidade de outubro foi marcada pelas quedas em dois subindicadores do ICF, as primeiras após quatro meses de alta. O Nível de Consumo Atual caiu 0,4% ante setembro, mas avançou 12,1% ante outubro de 2020, atingindo 58,0 pontos. Já a Perspectiva de Consumo apresentou queda de 1,8%, na comparação com o mês anterior, e avanço de 19,6% em relação a outubro de 2020, ficando em 75,3 pontos.

Do lado positivo, o subindicador Emprego Atual cresceu 1,7% ante setembro e 6,4% sobre outubro de 2020, para 91,4 pontos. É o maior nível desse subindicador do ICF desde maio de 2020. No mesmo sentido, o item Perspectiva Profissional subiu 1,3% ante setembro e saltou 6,9% na comparação com outubro do ano anterior, atingindo 84,1 pontos.

"Houve melhora no perfil de respostas das famílias, elas estão mais seguras em relação aos seus empregos em curto prazo e menos negativas quanto aos seus empregos em longo prazo", diz a nota da CNC.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;