Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 29 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

A insensibilidade de Tite


Do Diário do Grande ABC

19/10/2021 | 23:59


Se há algo que garante dignidade e assegura a igualdade entre crianças é o direito ao uniforme escolar. Com a mesma roupa, todos se sentem iguais na sala de aula. Mas parece que o prefeito interino de São Caetano, o vereador Tite Campanella (Cidadania), não faz a menor ideia do que isso significa na vida de um aluno e de sua família.

Tite decidiu mudar a legislação para garantir uma brecha que o livra da obrigação de garantir o pagamento de vale-uniforme, no valor anual de R$ 250 por estudante, o que representa um gasto por ano de R$ 5,5 milhões para os cofres públicos municipais. Dinheiro do próprio contribuinte, diga-se.

Para tentar disfarçar essa maldade, o prefeito em exercício procurou ser sutil na mudança, mas que assegure a ele o direito de dar calote aos pais. Até então, a legislação dizia que o benefício “será disponibilizado” aos responsáveis dos estudantes. O governo, então, decidiu trocar para “poderá ser disponibilizado”. Assim, ele deixa de pagar sem ferir a lei municipal. E, na noite de ontem, 13 vereadores garantiram a aprovação da mudança. O argumento é que a cidade enfrenta dura crise financeira provocada pela pandemia da Covid-19.

Se a Prefeitura está, de fato, passando por dificuldades financeiras, certamente o corte do benefício para uniforme estaria no fim da lista de itens que deveriam ser sacrificados. Não é possível que não haja nenhum outro gasto que poderia ter sido reduzido antes do vale-uniforme. Talvez se o prefeito interino olhasse para o número de cargos comissionados, destinados a aliados políticos, e o quanto isso custa para a cidade, poderia, rapidamente, descobrir de onde iria tirar o valor para garantir o uniforme. Talvez Tite até saiba disso. E não queira mexer na cota dos apadrinhados no governo.

Dizer ‘não’ a crianças é não se preocupar com o futuro de São Caetano. E isso é inaceitável, para dizer o mínimo. Saia da redoma, Tite. E tenha um pouco mais de responsabilidade social. Olhe por quem mais precisa. Tirar uniforme escolar dos estudantes é uma decisão que ficará marcada em sua gestão interina. Triste decisão. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;