Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Um prêmio para Santos Dumont. O Pai da Aviação é brasileiro. Quem lembra a Semana da Asa?


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

19/10/2021 | 05:59


Foram várias tentativas, de Alberto Santos Dumont e outros aeronautas. Um prêmio estava em jogo, instituído pelo milionário Henri Deutsch de la Meurthe, para quem, partindo de Saint Cloud, fizesse o percurso até a Torre Eiffel, a contornasse e retrocedesse pelos próprios meios do aparelho. Santos Dumont ficou com o Prêmio Deutsch e seu feito percorreu o mundo. O êxito do Dumont nº 6.

O Brasil criou a Semana da Asa, sempre em outubro, para lembrar o feito do seu filho famoso. Santos Dumont desde o fim do século XIX vinha progredindo na técnica da direção dos balões.

Aquele voo está nos jornais e em livros, entre os quais um exemplar buscado por um funcionário da casa de Dumont em Petrópolis, Rio de Janeiro, a pedido desta página Memória: Quem Deu Asas ao Homem, de Henrique Dumont Villares (Instituto Nacional do Livro, Rio de Janeiro, 1957), de onde extraímos a foto que abre Memória.

O autor é sobrinho de Santos Dumont e deu por encerrada esta obra em 16 de maio de 1953.
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;