Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 26 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Shopping ABC inaugura ponto de descarte de resíduos eletrônicos

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Pilhas, baterias, lâmpadas, entre outros tantos itens ganham destino correto no empreendimento andreense


Da Redação
Do Diário do Grande ABC

15/10/2021 | 17:33


A fim de contribuir com a sustetabilidade da região, a Ecoloja do Shopping ABC, situada no Piso 2 do empreendimento, inaugura ponto de descarte para diversos tipos de resíduos. Os visitantes podem levar ao local lâmpadas fluorescentes, mistas e incandescentes; pilhas, baterias e reatores; embalagem de medicamentos; gordura saturada (óleo de cozinha); EPIs contaminados (Equipamentos de Proteção Individuais); filtros de ar-condicionado; resíduos tecnológicos de pequeno porte (como celulares); baterias estacionárias e eletrônicas; cápsulas de café e aerossol spray.

A iniciativa, que faz parte do projeto de Gestão de Resíduos, desde janeiro de 2019, incentiva o descarte consciente do lixo. Após a coleta, o empreendimento direciona o material para uma máquina de compostagem acelerada, instalada na própria dependência do shopping.

Até o momento, foram mais de 125 toneladas de reaproveitamento de alimentos descartados e mais de 5.800 pacotes (400g) com adubos foram retirados pelos clientes na Ecoloja. Segundo Joelmir Oliveira, Gerente de Operações do Shopping ABC, o empreendimento transforma cerca de 30% do lixo orgânico em adubo. O empreendimento também recolhe lacre de latinhas de alumínio.

Reúso de água

Outra grande novidade é a instalação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que está sendo finalizada no Shopping ABC. De acordo com Oliveira, com essa nova estrutura será possível tratar 6 mil m3 de esgoto gerado no empreendimento todo mês. A água tratada será reutilizada em sanitários, jardins e equipamentos de ar condicionado. “A implantação está na reta final, após seis intensos meses de trabalho. O investimento foi superior a 4 milhões de reais”, enfatiza o Gerente de Operações do shopping. 

Com o projeto será possível economizar mais de 6 mil m3 de água nova e potável, o que irá gerar economia anual de aproximadamente 1 milhão em recursos hídricos. “A planta é moderna e contará com sistema inovador para que possamos usar a água tratada no sistema do ar-condicionado, chamando osmose reversa, com tecnologia de ponta que se assemelha ao mesmo dos exércitos dos Estados Unidos ou Israel, e que agora está chegando no shopping mais sustentável da região”, finaliza Oliveira. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;