Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Prevent Senior passa a ser monitorada pela ANS

Divulgação/ Edilson Rodrigues/ Agência Senado Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


14/10/2021 | 20:59


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nomeou a diretora técnica Daniela Kinoshihta Ota para acompanhar os trabalhos da Prevent Senior. A operadora de saúde é investigada por supostamente ter usado, sem consentimento, pacientes como cobaias para testar o tratamento precoce contra a Covid-19. Também é suspeita de adulterar prontuários médicos e atestados de óbito. A direção da empresa nega as acusações.

De acordo com a medida, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 13, a diretora técnica acompanhará os procedimentos da empresa "in loco" para identificar ações que coloquem em risco a continuidade e a qualidade do serviço prestado aos usuários da operadora. A Prevent Senior informou que a decisão da ANS é "positiva" para o esclarecimento dos fatos e que vai colaborar com a direção técnica.

Em nota, a ANS frisou que não se trata de uma intervenção e que a empresa continuará funcionando normalmente. A agência informou ainda que a decisão foi tomada em reunião da diretoria colegiada e reiterou que só tomou conhecimento das denúncias contra a Prevent Senior por meio da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades na gestão da pandemia de covid-19.

"É importante esclarecer que não se trata de uma intervenção, pois a ANS não interfere na gestão da operadora, mas de um acompanhamento com análises permanentes de informações e definição de metas a serem cumpridas pela operadora", diz a nota.

A partir desse diagnóstico, a operadora vai elaborar um Programa de Saneamento Assistencial (PSA). O documento definirá ações, responsáveis e prazos para as atividades. O regime de direção técnica tem duração máxima de 365 dias. Será concluído com a apresentação de um relatório feito pela diretora técnica. O documento será encaminhado à ANS, que decidirá quais medidas serão adotadas.

Prevent Senior nega obrigar médicos a receitar cloroquina

Em dossiê entregue à CPI, médicos que trabalhavam para a operadora em São Paulo relataram que medicamentos já sabidamente ineficazes contra a covid-19, como ivermectina e hidroxicloroquina, eram ministrados aos pacientes sem que esses soubessem.

O documento aponta que foram realizados estudos com os remédios sem as devidas autorizações. Afirma ainda que os médicos eram pressionados a prescrever os medicamentos. Há também denúncias de supostas alterações em prontuários médicos e de atestados de óbito. O objetivo seria esconder a covid-19. A Prevent nega todas as acusações.

Em depoimento à CPI na semana passada, o diretor-presidente da ANS, Paulo Roberto Rebello Filho, afirmou que não tinha conhecimento das denúncias. "Os fatos trazidos nessa CPI são de extrema gravidade", disse Rebello Filho à CPI. "Fomos surpreendidos por essas novas denúncias."

A nota da ANS informou que esta é a sexta vez que Daniela Ota atua como diretora técnica em um plano de saúde. Ela é formada em fisioterapia e gestão de saúde e tem MBA em saúde.

Também por intermédio de nota, a Prevent Senior informou que "vê como positiva a decisão da ANS. As análises técnicas e a inspeção da agência restabelecerão a verdade dos fatos. A Prevent vai colaborar com total transparência com o regime de direção técnica e com os demais órgãos fiscalizadores".



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;