Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Astronautas podem sofrer danos cerebrais após longas viagens espaciais

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Bianca Bellucci
Do 33Giga

14/10/2021 | 10:48


Passar longos períodos no espaço pode desencadear danos cerebrais em astronautas. É o que aponta um estudo realizado entre a Universidade Ludwig Maximilian (Alemanha), a Universidade de Gotemburgo (Suécia) e cientistas independentes da Rússia. O relatório foi publicado nesta segunda-feira (11) na JAMA Neurology. A publicação americana é especializada em neurologia.

Leia mais:
Astrônomo amador brasileiro capta colisão em Júpiter; veja o vídeo
50 nebulosas incríveis clicadas pela NASA
Disco Voador: 5 casos famosos de OVNIS no Brasil e no mundo

As evidências de danos cerebrais foram encontradas após o grupo observar marcadores sanguíneos de cinco astronautas que passaram, em média, 170 dias em órbita. Por padrão, uma pessoa que vai à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) deve retirar amostras de sangue antes e depois da viagem, bem como após três semanas do retorno.

Ao verificar as amostras coletadas ao longo de quatro anos e confrontá-las com neuroimagens, os cientistas identificaram lesões nas massas branca e cinzenta do cérebro. São danos leves, mas de longa duração, tendo potencial para acelerar a degeneração dos neurônios – algo que costuma aparecer apenas na velhice.

Em um primeiro momento, o grupo acredita que os danos cerebrais estão ligados à força da gravidade. Os cientistas afirmam que ela pode perturbar o fluxo de sangue venoso da cabeça. No entanto, ainda são necessários mais estudos para chegar a uma conclusão final. Também está nos planos descobrir formas de minimizar estes efeitos colaterais causados pelas viagens espaciais.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;