Fechar
Publicidade

Domingo, 23 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Metrô, CPTM e EMTU têm mudanças por conta do feriado

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

As alterações incluem interdições em alguns trechos e circulação reduzida


Da Redação
Do Diário do Grande ABC

09/10/2021 | 10:29


Os serviços de transporte público da Grande São Paulo terão mudanças na operação durante o fim de semana prolongado, por conta do feriado de 12 de outubro. As alterações ocorrem nos trens, metrôs e ônibus intermunicipais e incluem interdições e circulação reduzida em alguns períodos. Confira as mudanças: 

CPTM - Na segunda-feira (11) as sete linhas da CPTM vão operar com grade de intervalos semelhante a de um sábado e na terça-feira (12) a grade será semelhante a de domingo. 

A circulação de trens na Linha 8-Diamante será interrompida nos dias 10 e 12 de outubro entre as Estações Comandante Sampaio e Carapicuíba durante todo o horário comercial (4h00 à meia-noite), por conta de obras da Prefeitura de Osasco para a construção no viaduto Miguel Costa, que passará sobre via férrea. 

Durante o período de interrupção a CPTM acionará o sistema Paese para atender os passageiros que utilizam estas duas estações, além de Gen. Miguel Costa e Quitaúna, que estarão fechadas nestes dois dias. 

Todos os detalhes sobre a interrupção estão no https://www.cptm.sp.gov.br. 

Vale lembrar que no dia 11 de outubro, segunda-feira, todas as estações da Linha 8-Diamante funcionarão normalmente. 

EMTU - No feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, todas as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de domingo. Na segunda-feira, 11, a operação será de dia útil normal em todas as regiões metropolitanas. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android. 

Metrô - Neste feriado o Metrô programou operação diferenciada nas linhas 15-Prata e 1-Azul. No próximo sábado (9), todas as linhas terão operação normal com frotas habituais em circulação. Já no domingo (10), na Linha 15-Prata prosseguem os testes programados no sistema de controle de movimentação dos trens e todas as estações ficarão fechadas das 4h40 às 16h00. Estes testes fazem parte do protocolo de segurança que antecedem a inauguração da futura estação Jardim Colonial. Durante a interdição, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Vila Prudente e São Mateus até a volta da circulação dos trens, às 16h. 

Na estação Jabaquara, da Linha 1-Azul, a mudança acontece no domingo e na terça-feira, 12. Para dar início às obras civis que permitirão a instalação das portas de plataforma nesta estação, haverá interdição de uma das vias durante todo o dia. Durante a interdição, os passageiros serão orientados sobre qual plataforma utilizar para embarque. Vale destacar que a frota de trens em operação em todas as linhas será semelhante a de um domingo típico. 

Na segunda-feira (11), todas as linhas terão funcionamento normal, sem interdições, e as frotas em circulação serão específicas para atender a demanda neste dia, com trens reservas preparados para entrar em circulação caso ocorra aumento de demanda. Na terça-feira (12), as linhas funcionarão normalmente, porém com frota semelhante a de domingo. 

ViaQuatro e ViaMobilidade - As Linhas 4-Amarela e 5-Lilás vão funcionar na segunda-feira (11) com oferta de trens de dia útil e na terça-feira (12) equivalente a um domingo. As equipes estarão prontas para ajustar a frota se necessário. No fim de semana, a operação terá a circulação de trens igual a de outros sábados e domingos. 

Bilhetes - Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é em QR Code. O passageiro pode adquirir o Bilhete Digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP, disponível para Android e IOS, ou pelo WhatsApp oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. 

Outra opção é comprar o bilhete impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito ou nos estabelecimentos comerciais parceiros sinalizados. Quando for em papel, é importante tomar alguns cuidados ao manusear e armazenar os bilhetes que não serão usados imediatamente: não amasse, não dobre e não molhe. 

Bikes - Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;