Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 24 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Busca por serviço do CVV aumenta 13,2% na pandemia

Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Daniel Tossato

02/10/2021 | 05:51


O fluxo de ligações de pessoas que moram na Região Metropolitana, área em que o Grande ABC faz parte, para o CVV (Centro de Valorização da Vida) teve aumento de 13,2% se comparado o primeiro semestre de 2020 com o mesmo período de 2021.

Em números absolutos, durante os primeiros seis meses de 2020 o CVV recebeu, ao todo, 248.705 ligações, enquanto que no mesmo período de 2021 as pessoas utilizaram o serviço da entidade 281.755 vezes. O Diário realizou levantamento com base em dados repassados pelo CVV, que realiza serviço de apoio emocional e de prevenção ao suicídio.

Em março de 2020, quando teve início a pandemia na região, o CVV recebeu 39.966 ligações, enquanto em março deste ano o número saltou para 48.979, ou seja, aumento de 22,5% durante o período.

Conforme o professor de psicologia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Rodrigo Toledo todo o contexto da crise sanitária, assim como desdobramentos importantes trazidos pela pandemia como a crise econômica e até o luto podem ter contribuído para que as pessoas buscassem os serviços do Centro de Valorização da Vida. “O cenário que estamos vivendo de intensificação da violência, de normalização do distanciamento tem mobilizado as pessoas a procurar diálogo, seja ele qual for. Na pandemia estamos percebendo o quanto estar junto de outras pessoas é importante”, afirmou o docente.

No mês de abril de 2020, ou seja, um mês após o decreto oficial de pandemia ter sido divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de ligações ao serviço foi de 38.350. Durante o mesmo período de 2021 o CVV recebeu 46.487 chamados. Aumento de 8.137 ligações.

“Sem dúvida, a atuação do CVV é respeitável. E durante o momento de pandemia não é diferente. A pessoa busca o serviço da grupo em um momento limite”, declarou Toledo.

VALORIZAÇÃO

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos e filantrópica. Com serviços voluntários e gratuito, presta apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar sob sigilo e anonimato.

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e  e-mail. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;