Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 26 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Sto.André participa de audiência pública
como referência na implantação do 5G

Divulgação/PSA Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Cidade esteve virtualmente representada pelo secretário Evandro Banzato, a convite do deputado Luiz Claudio Romanelli


Da Redação
Do Diário do Grande ABC

01/10/2021 | 12:15


Após modernizar a política em conectividade, Santo André segue tendo reconhecimentos nacionais e já é vista como uma referência para o País no processo de implantação do serviço 5G. Nesta semana, a cidade, representada pelo secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, participou virtualmente da audiência pública “A Implantação da Tecnologia 5G no Estado do Paraná”, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Tendo como exemplo o município, a audiência pública teve como finalidade reforçar a necessidade de criação, alteração e modernização das legislações que interferem na instalação de antenas, como as normas que tratam do uso do solo e das questões ambientais.

O convite partiu do deputado estadual do Estado do Paraná Luiz Claudio Romanelli (PSB), em conjunto com os deputados Tião Medeiros (PTB), presidente da Comissão de Obras Públicas do Paraná, e Emerson Bacil (PSL), que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Paraná.

Para o deputado Romanelli, as cidades do Paraná devem se espelhar nos bons exemplos, como Santo André. “Será necessária uma ampla revisão das leis vigentes para que não haja obstáculos que impeçam a chegada das novas tecnologias. Há um calendário de implantação do 5G, mas cidades que tiverem legislação adequada podem sair na frente”, disse.

De acordo com Banzato, é fundamental que os municípios brasileiros alinhem suas leis à legislação federal padrão proposta pela Anatel e removam todos os obstáculos que impeçam a chegada dessas novas tecnologias. “Após aprovar uma moderna legislação de antenas em 2019, que foi construída com a participação direta da iniciativa privada, Santo André tornou-se referência nacional em agilidade, transparência e simplificação na tramitação e aprovação de projetos que promovam uma melhor infraestrutura de apoio às novas tecnologias como o 5G”, disse o secretário.

Na primeira quinzena deste mês, Santo André entrou no top 10 nacional no ranking “Cidades Amigas da Internet”, ocupando atualmente a sétima colocação. O levantamento é uma realização da empresa de consultoria em telecomunicações Teleco, juntamente com a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e a Conexis Brasil Digital.

Outro destaque de Santo André é o programa “Conecticidade”. Entre outros aspectos, esta iniciativa vem atuando para que o município seja um laboratório aberto de soluções para cidades inteligentes, em parceria com universidades, startups e empresas inovadoras. Nesta perspectiva, inclusive, o Parque Tecnológico de Santo André, por meio do Hub de Inovação, estimula esses atores no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para desafios tecnológicos industriais.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;