Fechar
Publicidade

Domingo, 23 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

10 passos essenciais para eliminar vírus do computador

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga

29/09/2021 | 11:18


*Por Laura Tyrell, chefe de RP da NordVPN

Lentidão, sistema operacional travando, vários pop-ups na tela e e-mails estranhos na sua caixa de mensagens são alguns dos sinais de que seu computador pode estar infectado com vírus. Isto é, programas (ou códigos) maliciosos que se instalam, multiplicam e se espalham para realizar ações negativas contra um dispositivo, sistema e usuário.

Existem diversos tipos de ameaças que causam diferentes estragos, como executar comandos que podem apagar, alterar ou sequestrar arquivos (chamados ransomware), espionar suas atividades (conhecidos como spyware), exibir propaganda indesejada (adware) e muitas outras coisas que causam prejuízos.

Como isso não é novidade, a chave está em saber identificar um equipamento infectado e, a parti daí, eliminar vírus do computador. A seguir, vou mostrar o caminho em 10 passos.

Leia mais:
Antivírus é tudo igual? Saiba o que observar para encontrar o melhor
Hackers famosos: 15 histórias que vale a pena conhecer
10 filmes e séries sobre segurança da informação e privacidade de dados

  1. Compre ou baixe um antivírus (existem boas opções gratuitas).
  2. Desconecte seu computador da internet. Isso ajuda a evitar que os vírus se espalhem para outros dispositivos e novas ameaças se instalem.
  3. Reinicie o computador em “modo de segurança” e faça a verificação com o antivírus.
  4. Remova todos os arquivos temporários. Para isso, clique em “Iniciar” e escolha a opção “Todos os programas”. Depois, selecione “Acessórios” > “Ferramentas do sistema” > “Limpeza de disco”. Marque a opção de “Arquivos temporários”.
  5. Faça uma nova verificação de vírus.
  6. Exclua os vírus encontrados.
  7. Reinicie o computador novamente e conecte-se à internet.
  8. Altere suas senhas. Elas podem ter sido expostas às ações dos vírus.
  9. Faça atualizações de seus programas e outros recursos importantes e ative as atualizações automáticas sempre que houver a opção.
  10. Faça novas verificações com frequência.

Além dos passos para eliminar vírus do computador, é essencial saber como evitar que ameaças se instalem. Por isso, tomar alguns cuidados como o uso de antivírus, manter as atualizações de sistema em dia, usar uma boa VPN, não frequentar sites suspeitos, não clicar em links não confiáveis e criar senhas fortes ajudam a reforçar a segurança.

*Laura Tyrell é chefe de RP da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN)

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;