Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 27 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Coleta de lixo é aprovada por 81%
em Santo André

Divulgação/ Semasa Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Levantamento ouviu 600 moradores em julho; outras cidades também foram bem avaliadas


Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC

29/09/2021 | 00:01


Levantamento do Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos) realizado em setembro mostra que 81% dos moradores de Santo André avaliam como ótimo ou bom o serviço de coleta de lixo realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

O índice de satisfação medido pelo instituto é elaborado a partir da classificação dos critérios ótimo, bom, regular, ruim e péssimo atribuídos aos trabalhos. A pontuação final determina o grau de satisfação. Com 776 pontos nesta última pesquisa, os serviços andreenses ficaram próximos do grau de excelência, quando a soma ultrapassa 800 pontos. A média entre todos os municípios avaliados no levantamento é de 743 pontos. 

“Seguimos trabalhando para prestar serviços cada vez melhores à população andreense, aprimorando os trabalhos com foco em eficiência e sustentabilidade. Ficamos felizes com o reconhecimento do trabalho da coleta de resíduos pela população, sendo este um serviço essencial para a cidade”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A avaliação foi realizada com 600 moradores de Santo André, com mais de 16 anos, na primeira semana de julho, e considera uma margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%. O estudo aponta que a rejeição ao serviço caiu, entre abril e julho, somando apenas 2,2% de reprovação.

De acordo com a Prefeitura, a boa avaliação se deu porque Santo André realiza a coleta de resíduos – orgânicos e recicláveis – em 100% do município. São ao menos quatro coletas semanais, sendo três para os resíduos úmidos e uma para os secos. O município é o único do Grande ABC a ter aterro próprio, com avaliação 9,2 da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), um dos melhores aterros públicos da Região Metropolitana de São Paulo. A cidade ainda possui 20 estações de coleta que recebem resíduos especiais e volumosos gratuitamente, inclusive aos domingos e feriados, e realiza diversas ações e projetos para reaproveitamento de resíduos e de incentivo à separação de lixo, como o Composta Santo André, o projeto De Volta pra Sala e o Programa Moeda Verde.

OUTRAS CIDADES

O levantamento da Indsat também foi realizado durante o ano em outras três cidades do Grande ABC com mais de 400 mil habitantes – apenas São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ficaram de fora.

Avaliada em maio, Diadema foi o município com a melhor avaliação dos moradores, com 88,4% de respostas ótimo e bom, além de alcançar 796 pontos, apenas quatro a menos do que grau de excelência. São Bernardo conseguiu 77,7% e 748 pontos. Por fim, Mauá obteve 65,4% e chegou a 717 pontos, a cidade, no entanto, viu a confiabilidade dos moradores despencar em relação a 2020, quando havia conseguido aprovação de 82,4% dos munícipes. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;