Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 21 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Política

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Tasso abre mão e declara apoio a Eduardo Leite nas prévias do PSDB

Rodger Timm/Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Senador cearense elogia governador gaúcho em primeiro grande movimento na disputa interna; Virgílio e Doria seguem na concorrência


Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC

28/09/2021 | 16:12


O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) renunciou à candidatura nas prévias tucanas e anunciou apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), dentro da disputa interna. Foi o primeiro grande movimento depois do fim do período de inscrição de empreitadas dentro da legenda.

“O governador do Rio Grande do Sul tem todas as qualidades que um homem público tem para nos representar neste momento. Esse cara pensa igual a mim. Temos uma afinidade também de postura ética, de compromisso com a democracia. Por essa razão, estou aqui hoje dizendo que não sou candidato nas prévias, mas isso não quer dizer que eu não estou na luta”, disse Tasso, durante reunião de tucanos em Brasília. “Seria não somente uma conclusão pragmática minha, mas quase uma obrigação fazer com que nos juntássemos, déssemos as mãos e buscássemos, dentro do partido, uma união.”

A movimentação era especulada desde antes da confirmação das candidaturas, quando Tasso, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, admitiu que poderia haver união de forças contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Além de Eduardo Leite e Doria, segue na concorrência interna o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB).

“Tasso sempre foi referência, a quem sempre recorri no Senado, para ter interlocução das pautas mais importantes. Obrigado senador Tasso pelo movimento generoso. Aumenta minha responsabilidade no processo de prévias no PSDB”, discorreu Eduardo Leite. “Eu me identifico plenamente como Tasso porque política é missão. Não é sobre ser, é sobre fazer. Da mesma forma como ele generosamente abre mão para me apoiar, eu também fiz meus movimentos para fornecer meu apoio se assim ele entendesse. Sei que não estou sozinho. O povo brasileiro é afetivo, alegre, não tem essa característica de guerra. Pessoas estão tristes movidas por raiva e ódio, sem expectativas com relação ao futuro.”

No ato, o senador paulista José Aníbal (PSDB, que exerce o mandato devido à licença de José Serra, PSDB), que participou por videoconferência, elogiou Eduardo Leite. “É candidato inovador, bem inovador, aliás. Vai buscar agregar. É disso que o Brasil está precisando”, comentou Aníbal, que comparou a postura do governador gaúcho à do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). “Veja o discurso do presidente na ONU, que pareceu um chefe de facção, defendendo a cloroquina (como tratamento à Covid-19). O Eduardo não fala como um chefe de facção. Fala bem, esclarecido, como é o PSDB. O PSDB foi criado para sair de governo, não entrar. Criado para sair do governo de (José) Sarney (ex-presidente) e do (Orestes) Quércia (ex-governador paulista). Espero o mesmo agora.”

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), participou da atividade. “O apoio do senador Tasso Jereissati, sem dúvida nenhuma, tem simbolismo importante. Tão importante quanto o apoio em si pela figura, referência, história de vida e de gestão do senador e a importância que ele tem para o PSDB, é o motivo do apoio. Corrobora uma das maiores e mais importantes qualidades do Eduardo Leite de unir o partido, de convergir, de propor soluções sempre na linha do diálogo e da união. Por esse motivo acredito que tenha sido uma grande soma para a campanha das prévias do governador Eduardo Leite”, disse Paulo Serra.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;