Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 19 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Satélite Landsat 9 continuará missão de acompanhar mudanças climáticas

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Bianca Bellucci
Do 33Giga

28/09/2021 | 10:18


Nesta segunda-feira (27), a NASA, agência espacial americana, lançou o satélite Landsat 9 a bordo do foguete Atlas V. A traquitana vai dar continuidade à missão que começou em 1972 e já coletou mais de 9 milhões de imagens da Terra.

Leia mais:
Astrônomo amador brasileiro capta colisão em Júpiter; veja o vídeo
50 nebulosas incríveis clicadas pela NASA
Quantos anos você teria se morasse em outros planetas do Sistema Solar?

O programa realizado em parceria com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) visa monitorar os recursos naturais do planeta. Na prática, as imagens obtidas permite aos cientistas analisarem informações sobre vegetação, solo, água e muito mais. Tais dados possibilitam prever mudanças climáticas, níveis de produção de alimentos, antecipação de períodos de seca, entre outros insights.

Equipado com melhores tecnologia e resolução para capturar as mudanças da Terra, o Landsat 9 substituirá o Landsat 7, que entrou em órbita em 1999, e fará companhia ao Landsat 8, lançado em 2013. Juntos, os dois satélites poderão obter imagens a cada 16 dias, com taxa de revisita de oito dias. A expectativa é que o novo modelo dure por, pelo menos, 15 anos.

É válido destacar que, além do Landsat 9, o foguete Atlas V levou quatro CubeSats (satélites de formato cúbico). Um deles, por exemplo, vai estudar exoplanetas, conhecidos como “Júpiteres quentes”. Outro, por sua vez, medirá as emissões de raios-X das partículas de vento solar que colidem com a atmosfera terrestre.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Abaixo, você confere o vídeo do lançamento do Landsat 9:



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;