Setecidades Titulo Notificação
Sto.André notifica bons motoristas por práticas corretas no trânsito da cidade

Ação elogia condutores que respeitam a faixa de pedestres, por exemplo, para incentivo do tráfego consciente

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
27/09/2021 | 01:00
Compartilhar notícia


Para motivar o bom comportamento no trânsito da cidade, a Prefeitura de Santo André deu início ao projeto Notificação do Bem, entregue a quem for flagrado respeitando a harmonia no tráfego.

O documento é similar a uma multa de trânsito, justamente para chamar a atenção de quem recebe. Mas em vez do valor a pagar, o bom motorista recebe uma homenagem do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) de Santo André.

Para essa ação acontecer, funcionários do DET analisaram, em pontos estratégicos da cidade, como o Centro, o bom comportamento dos motoristas. Quando o respeito à faixa de pedestres foi flagrado, os profissionais anotaram a placa do veículo e direcionaram ao setor responsável de triagem, que emitiu a notificação positiva e enviou ao endereço do condutor. 

“A ideia foi deixar esses profissionais em pontos já mapeados e sem o uniforme de trabalho, justamente para não induzir essas atitudes do bem”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Bianchin. 

Ele disse que foram 30 notificações e os motoristas já começaram a receber os agradecimentos nas residências. A ação gerou repercussão positiva nas redes sociais, depois que os condutores postaram fotos e mensagens sobre o projeto. “Acredito que quando os munícipes viram a carta pensaram em algo negativo, mas logo perceberam que se tratava de algo positivo”, completou Bianchin. 

A Notificação do Bem foi criada pelo departamento de projetos de mobilidade, da Secretaria de Mobilidade Urbana, e faz parte do calendário de atividades que foram realizadas no Mês da Mobilidade Urbana (em setembro), e também na Semana Nacional de Trânsito.

“A educação de trânsito em Santo André é levada a sério. O trabalho realizado é constante e vem de encontro aos principais objetivos que buscamos, que é a redução nos índices de acidentes e mortes e, acima de tudo, oferecer mais segurança viária para a nossa gente nos diferentes modais de locomoção”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB). 

Além da ação desenvolvida na cidade, a gerência de educação de trânsito disponibilizou um site com todas as ações e campanhas realizadas, disponível em https://www3.santoandre.sp.gov.br/educacaodetransito/.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;