Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 26 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Por que precisamos piscar?

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Ação mantém os olhos hidratados, protegidos de poeira e ajuda também a melhorar a visão


Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC

26/09/2021 | 01:01


Além de manter os olhos hidratados, o ato de piscar se torna uma necessidade para todas as pessoas e, inclusive, para os animais. É importante saber também que piscar mantém as vistas sempre úmidas, protegidas e também ajuda a melhorar a visão. 

Para se ter ideia, uma pessoa adulta pode piscar de 15 a 20 vezes por minuto. Já as crianças piscam um pouco menos do que isso, enquanto recém-nascidos chegam a piscar duas vezes em 60 segundos.

Na maioria das vezes, piscar é involuntário, assim como o ato de respirar. Nem percebemos que estamos fazendo, mas, mesmo assim, a ação protege os olhos de elementos, como a poeira, que acaba impedida de entrar e ficar em contato direto com a córnea – parte anterior do globo ocular –, além de lubrificar toda superfície dos olhos. Além disso, o ato permite que as lágrimas, produzidas a todo momento pelas glândulas lacrimais, sejam espalhadas por todo o olho, executando a lubrificação necessária e a limpeza natural da córnea.

Vale ainda lembrar que, quando ficamos em frente a um computador, TV ou até videogame, estes aparelhos acabam causando a ‘evaporação’ das lágrimas e, por conta disso, em muitos casos, os olhos começam a doer, coçar e incomodar, dificultando até o ato de abri-los e fechá-los, ainda causando vermelhidão, parecendo como se estivesse com areia nos olhos. Quando ficamos muito tempo sem piscar, concentrados em uma tela, por exemplo, o olho seca e pode até machucar, já que, enquanto estamos focados, podemos ficar até 30 segundos sem piscar. 

Por isso, ao permanecer atento a alguma tela, preste atenção na hidratação dos olhos. 

Consultoria de Obidulho Sakassegawa Naves, oftalmologista da equipe da Santa Casa de Mauá

EM 2019. Ator filipino Paolo Ballesteros bateu recorde mundial e ficou uma hora, 17 minutos e 13 segundos sem piscar – vale frisar que ele estava acompanhado de médicos; por isso, não tentem fazer em casa.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;