Fechar
Publicidade

Domingo, 17 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Internacional

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Taiwan: oposição escolhe Eric Chu como novo líder do partido KMT



25/09/2021 | 14:24


Eric Chu, candidato do partido governista Kuomintang (KMT), ou Partido Nacionalista de Taiwan, se elegeu líder da sigla neste sábado (25), em meio a pressão crescente da China. Chu foi o vencedor absoluto, com 83.027 votos, ou 45,96% dos votos contados, até o momento.

Quatro candidatos, incluindo o presidente em exercício Johnny Chiang, competiram pela liderança do partido que defende relações mais estreitas com Pequim. Entre as medidas defendidas pelo grupo, está a exigência de Pequim de considerar Taiwan como parte da China, algo que o Partido Progressista Democrático de Taiwan se recusou a fazer.

O gigante asiático tenta colocar Taiwan sob seu controle e tem, cada vez mais, mobilizado pressão militar, diplomática e econômica em um tentativa de minar a administração do presidente, Tsai Ing-wen, e influenciar opinião entre o povo taiwanês, que favorece fortemente o status quo de independência de fato. Os nacionalistas têm defendido uma postura menos complicada com a China.

Chu pode ser candidato do partido na próxima eleição presidencial, que deve acontecer em 2024, embora esse processo de seleção ainda não tenha começado. Tsai, o atual presidente, é impedido constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato.

Taiwan começou a transição da regra da lei marcial para a democracia multipartidária na década de 1980 e realizou sua primeira eleição presidencial direta em 1996. Desde então, o poder foi alternado entre os nacionalistas, também conhecidos como KMT, e os DPP.

A China se recusa a reconhecer o governo de Taiwan. O país também enviou aeronaves militares para o espaço aéreo perto de Taiwan e encenou exercícios militares ameaçadores.

Em contrapartida, os Estados Unidos aumentaram o apoio político e militar para a ilha, apesar da falta de laços diplomáticos formais entre as nações. Fonte: Associated Press.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;