Tecnologia Titulo
Europa quer que todos celulares tenham entrada USB-C – até o iPhone
Bianca Bellucci
Do 33Giga
24/09/2021 | 09:48
Compartilhar notícia


Nesta quinta-feira (23), a Comissão Europeia, divisão antitruste e reguladora da indústria da União Europeia (UE), divulgou uma proposta de lei que visa padronizar as portas de celulares, adotando a entrada USB-C. O objetivo é reduzir a quantidade de lixo eletrônico, uma vez que os usuários poderão reaproveitar cabos e conectores de tomada.

Leia mais:
Cabos e carregadores não originais são os responsáveis por 50% dos reparos em celulares
Testamos: por R$ 450, adaptador Anker USB-C 5 em 1 tem até suporte a cabo de rede
iPhone sem carregador? Procon-SP exigirá que acessório seja entregue para quem pedir

Além dos smartphones, a lei se estende a tablets, fones de ouvido, videogames, câmeras e alto-falantes. A proposta da Comissão Europeia ainda se mostra favorável à venda separada de carregadores. A justificativa é que a medida diminuirá a comercialização do item, consequentemente, reduzindo o impacto ambiental na produção e descarte do acessório.

Para virar lei, no entanto, a proposta de padronização da entrada USB-C precisa ser aprovada em votação no Parlamento Europeu. Caso isso ocorra, as fabricantes de dispositivos eletrônicos terão 24 meses para se adaptarem às novas regras.

É válido destacar que, se aprovada, a empresa mais impactada será a Apple. Apesar de já adotar a entrada USB-C em modelos mais novos de iPad e Mac, o iPhone segue com o conector Lightning para alimentar a bateria.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;