Cultura & Lazer Titulo
OMS propoe a criaçao de domínio .health na Internet
Por Do Diário do Grande ABC
13/11/2000 | 09:36
Compartilhar notícia


A Organizaçao Mundial da Saúde (OMS) propôs a criaçao de um domínio '.health' (saúde em inglês) na Internet, reservado às páginas que respeitem ``normas de qualidade e de ética', informou nesta segunda-feira um comunicado da OMS.

O '.health' se incorporaria ao pequeno grupo de domínios de primeiro nível da rede, como '.com' ou '.org'.

Se a proposta for aceita, a OMS, ``como órgao patrocinador, terá a responsabilidade de estabelecer a política que rege a atribuiçao e a utilizaçao de '.health'', precisou o comunicado. ``A OMS responde à necessidade dos internautas de confiar em um órgao que os ajude a navegar e a orientar-se em meio à massa de informaçoes médicas, geralmente complexas e às vezes contraditórias', declarou o dr. Joan Dzenowagis, principal autor da proposta da OMS.

Segundo a OMS, existem atualmente mais de 10.000 páginas web dedicadas à saúde e nao é fácil para os usuários garantir a exatidao das informaçoes. Se a proposta da OMS for aprovada, os proprietários das páginas '.health' deverao aderir a normas de qualidade e de ética que a organizaçao fixará depois de realizar consultas com ``governos, associaçoes médicas, grupos de consumidores, firmas do setor de saúde etc'.

A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), órgao de supervisao mundial da Internet criado em 1998, estima que é preciso encontrar novos domínios jpara fazer frente ao desenvolvimento da rede.

A ICANN se reunirá esta semana em Los Angeles (EUA) para examinar uma série de propostas, entre as quais a da OMS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;