Palavra do Leitor Titulo
O consumidor e a sustentabilidade

Como assegurar qualidade de vida digna para um mundo de 9 bilhões de pessoas em 2050? Essa foi uma das principais questões a guiar...

Dgabc
18/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

O consumidor e a sustentabilidade

Como assegurar qualidade de vida digna para um mundo de 9 bilhões de pessoas em 2050? Essa foi uma das principais questões a guiar os debates na Rio+20, no sentido da necessidade de se construir visão de futuro com economia ‘verde' e inclusiva. Como resultado da discussão, observou-se a consolidação do papel desempenhado pelo consumidor. O ‘x' da questão é que, embora o ato de consumo seja normalmente processo individual, ele tem consequências coletivas. Portanto, o consumo sustentável é fundamental e seria aquele capaz de considerar a real necessidade do ato de consumo; a escolha do produto mais sustentável; forma sustentável de uso e a adequada de reúso, reciclagem ou descarte.

O primeiro é responsabilidade das empresas, mas nos outros três o papel do consumidor é imprescindível. Seria possível ter descarte adequado sem essa participação? Os governos municipais têm responsabilidade legal pelo tratamento dos resíduos sólidos urbanos, mas sozinhos não podem resolver o assunto. Por isso que a recente política nacional de resíduos sólidos coloca que o assunto merece solução via gestão integrada.

Na Braskem, discutimos cada vez mais esse assunto aplicado à cadeia do plástico. Entendemos que os plásticos estão cada vez mais presentes na vida atual e que são a solução mais sustentável na maioria dos aspectos ambientais e sociais. São mais baratos, consomem menos água, energia para serem produzidos e utilizados. Mas é no descarte que precisam de maior atenção e de envolvimento do consumidor.

Por esse motivo, desenvolvemos com o Instituto Akatu programa de educação voltado para adolescentes, que no ano passado atingiu 1.577 escolas. Nele discutimos o ciclo de vida dos plásticos e o papel do consumidor. Discutimos também as soluções para a reciclagem, que são três: energética (energia a partir dos resíduos), química (produção de produtos químicos que podem ser utilizados na própria indústria química) e mecânica (produção de novos produtos plásticos a partir dos resíduos).

Para um mundo mais sustentável, portanto, é necessário que o consumidor esteja envolvido. Somente quando todos nós nos comportarmos como cidadãos e consumidores em cada uma das nossas decisões de consumo estaremos dando passos importantes na direção da sustentabilidade.

Jorge Soto é diretor de desenvolvimento sustentável da Braskem e doutor em Planejamento Ambiental pela Coppe/UFRJ.

Palavra do Leitor

Joaquim

Depois de tantas notícias ruins, de tantos golpes nos valores ensinados pelos nossos pais, herdados de nossos avós e desvirtuados por esses bandidos que estão agora a ser julgados e condenados, fico imensamente feliz. O brasileiro passa a ter no Supremo Tribunal Federal legítimo representante: Joaquim Barbosa. Ele tem biografia de dar orgulho a qualquer brasileiro! Combate com rigor os corruptos de nosso País e os que se apequenaram nos desvios mais vis, envergonhando todo nosso honrado povo. Barbosão, presidente do Supremo, faça justiça por nós.

Gecimar Evangelista, Mauá

Insatisfação

A cada eleição cresce o número de votos brancos, nulos e de abstenções. Fica clara a insatisfação com a classe política. Precisamos urgentemente de reforma política; do fim da reeleição e das coligações; diminuir a quantidade de partidos; melhorar qualidade e escolaridade dos candidatos; da renúncia de postulantes que se candidatarem a outro cargo político; do fim da doação de campanha; do fim do coeficiente eleitoral; do horário político; da sujeira com papel, placas, cavaletes e faixas; modernizar as campanhas políticas com debates de propostas; fixar fotos em locais preestabelecidos pela Justiça Eleitoral etc.

Antônio Marcos Costa, Mauá

Brunão

De que adianta, agora, doutor Aidan, vir a público para afirmar que o atraso para entrega do Bruno Daniel é culpa da empreiteira que promoveu as obras. Sempre ignorou nosso glorioso Ramalhão! Agora é tarde! Provavelmente não irá mudar a opinião dos eleitores/torcedores do Santo André neste segundo turno. Aliás, o resultado da primeira etapa foi fruto de sua empáfia, achando-se, sempre, superior a tudo e a todos, não dando a mínima atenção e satisfação a quem quer que seja. Achou que sua reeleição estava certa. Sua péssima performance diante da Prefeitura, infelizmente, promoverá o retorno daqueles que jamais deveriam voltar a ocupar o Paço de Santo André! Incluo, também, nisso tudo, sua vice, que tanto lutou para fazer parte da chapa, porém, nunca teve qualquer atitude que marcasse sua presença na Prefeitura.

José Bueno Lima, Santo André

Será?

Não à toa que Lula e os petistas não querem admitir a existência do Mensalão. Como o artigo 231 do Estatuto do PT diz que ‘serão expulsos os companheiros que forem condenados por práticas administrativas ilícitas', para quando está agendada a expulsão de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares? Será mais fácil mudarem o estatuto do que expulsar o crème de la crème do PT.

Mara Montezuma Assaf, Capital

Municipal

Maria de Lourdes de Souza Cândido, 76 anos, há uma semana teve AVC esquêmico e foi levada para o Hospital Central de Santo André. Não havendo vaga na enfermaria a deixaram na emergência. Sexta-feira mandaram-na para o quarto, sem a mínima possibilidade de estar lá. Pedimos para transferi-la para a CTI ou UTI em outro hospital, mas o pedido foi negado. Dia 16, ela teve alta, mas não tem condições de ficar em casa, pois está com sonda de oxigênio e com suspeita de pneumonia. E mais: disseram-nos que precisavam dar a vaga para outra pessoa. E aí? Ela veio para morrer com os familiares? Ajudem-me, por favor!

Andrezza Cândido N. Shinozaki, Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;