Economia Titulo
OMC nao serve para discutir agricultura, diz Pratini
Por Do Diário do Grande ABC
09/12/1999 | 10:15
Compartilhar notícia


O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, disse, durante entrevista, que está chegando à conclusao de que a Organizaçao Mundial do Comércio (OMC) nao é um fórum viável para discutir agricultura.

``As posiçoes dos países sao muito fortes e rígidas e nao estao, de forma nenhuma, abertos às negociaçoes como é do nosso interesse', disse o ministro. Para ele, a reuniao da OMC foi um 'nao encontro``, mas serviu para deixar claro que o Brasil vai ter que mudar suas estratégias de negociaçao internacional se quiser abrir mercado para seus produtos agrícolas, principalmente para os produtos de valor agregado, que sao o maior interesse do governo.

Pratini de Moraes destacou ainda que os países desenvolvidos fazem uma pregaçao de livre comércio que ``só existe quando se trata dos produtos deles``. ``Só existe livre comércio de lá para cá. Daqui para lá nao existe. Essa história de livre comércio é típica de tese de faculdade', disse, acrescentando que os países defendem com unhas e dentes seus empregos e sua produçao, principalmente a agrícola. ``Esse negócio de abertura econômica é história da Carochinha. A verdade é que os países só importam o que realmente lhe trazem alguma vantagem', concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;