Cultura & Lazer Titulo Sesc Santo André
Fortuna mescla cultura brasileira e judaica

Do Diário do Grande ABC
26/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Paulistana de origem judaica, a cantora Fortuna, que se apresenta hoje no Sesc Santo André, faz o resgate do cancioneiro de suas raízes e leva ao palco canções seculares tradicionais com verniz que flerta com a world music.

Sua trajetória artística teve início na década de 1980, sempre ligada à dança, à música e ao teatro. Foi em uma viagem para Israel, em 1991, que ela aprofundou o contato com a cultura judaica e redobrou sua atenção para um gênero cultural que ficou relegado com o passar do tempo, o praticado pelos judeus ladinos, comunidade espalhada pela Península Ibérica que criou dialeto próprio: o judeu-hispânico.

A fusão dessa cultura também se dá com elementos da cultura popular brasileira. No palco, em canções brasileiras ou ladinas, Fortuna mistura tradições dos dois países com composições que mesclam frevo, choro e ciranda com temas como 'Lamento Idiche', 'Klezmer' e a canção de roda hebraica Hoira.

Fortuna - Música. Hoje, às 20h No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 5 a R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;