Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 19 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Internacional

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Piñera: alta da dívida na pandemia ameaça estabilidade macroeconômica



21/09/2021 | 16:28


O presidente do Chile, Sebastian Piñera, afirmou nesta terça-feira, 21, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que a alta da dívida dos países durante a pandemia ameaça a estabilidade macroeconômica, enfatizando que as políticas fiscal e monetária têm de ser sérias e responsáveis. De acordo com o chileno, setores privados também foram afetados pelo aumento do endividamento, o que afetou especialmente os mais vulneráveis.

Piñeira destacou que a modernização do país, somada a anos de responsabilidade fiscal e monetária, "permitiu oferecer um dos programas de apoio social mais importantes do mundo durante a pandemia", que representou 20% do PIB chileno, afirmou. Depois da forte queda de 5,8% do PIB no ano passado, Piñera destacou a retomada em 2021, e indicou que o Chile deve crescer até 10% neste ano.

"Nada pode assegurar que outras pandemias não virão, mas devemos garantir que estaremos melhor preparados", afirmou. O presidente chileno defendeu a solidariedade durante a pandemia e afirmou que o país irá doar vacinas para outros países da América Latina. Segundo o chileno, o fato de alguns países não terem imunizantes suficientes é uma falha política.

Outro ponto destacado foi a cooperação, "que é indispensável para resolver problemas globais". O presidente do Chile criticou disputas comerciais entre as maiores potencias, assim como o alto protecionismo. Na visão do chileno, a democracia também deve ser defendida através da cooperação. A maior ameaça hoje à democracia, segundo ele, "vem de líderes eleitos que cooptam outros órgãos".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;