Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 26 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

As mulheres no setor tecnológico


Do Diário do Grande ABC

17/09/2021 | 00:01


A presença de mulheres no mercado de tecnologia vem crescendo ano a ano. É o que revela a pesquisa realizada pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que aponta que a participação feminina na área cresceu 60% nos últimos cinco anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil, em 2019. Neste contexto, onde o mercado era de apenas 20% de mulheres, cada espaço conquistado deve ser comemorado, uma vez que a estatística ainda está longe de ser a ideal.

Durante a pandemia, a força da mulher foi expressa quando nos deparamos com diversas demandas ao mesmo tempo: cuidar da casa, dos filhos e participar de reuniões por vídeo chamada, tendo que orquestrar todas as situações com maestria. Mas, quando falamos sobre a rotina de trabalho, no dia a dia infelizmente ainda contamos com diversas barreiras em que o machismo é evidenciado. 

Por exemplo, em empresas de tecnologia, algumas vezes presenciei casos de mulheres tendo que provar que são capazes e preparadas para realizar tarefas corriqueiras, como a manutenção em computadores, troca de impressoras, entre outras. Essa comprovação de capacidade está entre as questões que precisam ser vencidas pelas mulheres no dia a dia, uma vez que os homens não passam por este tipo de situação. 

Outro desafio comum relacionado à esta estrutura machista no mercado é a falta de crédito às mulheres, especialmente em posições de liderança. Apesar de 41,8% dos cargos de liderança nas empresas serem ocupados por mulheres, segundo o IBGE, mulheres frequentemente são taxadas como “bravas” porque têm de usar sua resistência e rigidez para conquistar o respeito dos colegas diariamente.

A sororidade é um dos pontos mais importantes no que tange à presença das mulheres em empresas de qualquer área, inclusive de tecnologia. Quanto mais apoio tivermos pela igualdade de gênero nas profissões e no salário, mais fomentamos a movimentação feminina no mercado. Em um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), foi constatado que se o ritmo de avanço continuar o mesmo, em dez anos a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro deve crescer mais do que a masculina em muitas áreas – ciência e tecnologia são duas delas. Daí a relevância de seguirmos apoiando e contratando mulheres.

É importante também inserir temas envolvendo tecnologia desde cedo na educação, para que mulheres que se interessem pelo tema não se sintam sozinhas na jornada e tenham confiança em entrar no segmento. A presença das mulheres na tecnologia é um exemplo de resistência e resiliência. Trabalhando na educação, capacitação, na sororidade e investindo em oportunidade, podemos alcançar nossos objetivos.

Flávia Faria é gerente comercial da Digisystem, empresa 100% brasileira com 30 anos de experiência em serviços especializados em TI. 

Palavra do leitor

Paul Harris

Tenho acompanhado com interesse, inclusive já me manifestei a respeito, de uma possível mudança da nossa querida Biblioteca Paul Harris (Política, dia 24 de agosto). No início muito se falou sobre as razões e, entre mentiras e verdades, o que mais parece real é uma reforma que a Câmara de Vereadores pretende fazer no 4º andar do seu prédio. Sabemos que uma reforma leva um tempo curto ou longo, dependendo das mudanças que se queira fazer, porém, não é razão para se mexer em um acervo histórico e em espaço cultural importante, hoje referência da cidade. O que mais me espanta é o silêncio do senhor prefeito, atacado por todos os lados e que se mantém omisso, pelo menos com as pessoas interessadas no local. O mandatário da nossa cidade é responsável pelo progresso e bem-estar dos seus cidadãos. Artistas, funcionários e escritores esperam que o mesmo tome decisões a favor de sua gente, pessoas que amam este lugar e fazem tudo para que ela seja reconhecida.

Alcione Zanini
São Caetano

Política

Após manifestações do dia 7 de Setembro, o governo deveria aplicar um forte coquetel de medicamentos, ou extirpar de vez o ‘câncer’ que está alojado nos órgãos públicos do Brasil. Infelizmente, injetaram um simples analgésico e o ‘tumor’ continua ativo e contaminando cada vez mais células humanas. Os antigos já diziam e dizem, até hoje, que não devemos dar asas para cobras.

Sergio Antonio Ambrósio
Mauá

Sobe imposto

Realmente o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe estão pouco se lixando para a situação dramática em que se encontra a maior parcela dos brasileiros, financeiramente. Inflação, preços de alimentos, combustíveis, energia e gás de cozinha nas alturas, sem falar nos mais de 14 milhões de desempregados. E não adianta dizer que estou do outro lado. Quer dizer, até estou, mas ao lado e junto com o sofrido povo brasileiro. De olho na eleição de 2022, Bolsonaro decidiu aumentar o valor do Bolsa Família e mudou o nome. Porém, sem ter de onde de tirar o dinheiro, ontem anunciou o aumento do IOF, aquele imposto que todos que fazem operações são obrigados a pagar, para fazer o caixa necessário.

Antônio Júlio C.Silveira
São Bernardo

Ilha da fantasia

A CPI da Covid é uma ilha da fantasia cujo objetivo é inviabilizar a reeleição de Bolsonaro. É um dispendioso palanque, girando às tontas, fazendo as mesmas perguntas, desacreditando nos contraditórios e, propositalmente, ignorando Estados e municípios onde tudo acontece no combate ao coronavírus e, infelizmente, com fortes indícios de malfeitos, inclusive envolvendo intocáveis santos sagrados que são filhos dos inquisidores.

Humberto Schuwartz Soares
Vila Velha

Resposta

Em atenção à manifestação do leitor Alberto Utida (Palavra do Leitor, dia 15), o Poupatempo esclarece que a renovação de CNH pode ser feita on-line pelo portal poupatempo.sp.gov.br e pelo app Poupatempo Digital. Em 2021, mais de 2,3 milhões de solicitações foram feitas nos canais digitais do programa. De forma remota, a única etapa presencial é o exame médico realizado nas clínicas credenciadas ao Detran-SP. Já para aqueles que necessitam alterar dados no documento, o procedimento é feito presencialmente. Importante ressaltar que o cidadão pode acompanhar o envio de sua CNH e ter acesso ao código de rastreio para a entrega via Correios pelo site do Detran-SP. Além disso, antes mesmo de receber o documento impresso, a versão digital da CNH fica disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), com a mesma validade legal.

Poupatempo



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;