Política Titulo
Itamar recusa convite de FHC para posse de Quintao
Do Diário do Grande ABC
22/01/2000 | 13:24
Compartilhar notícia


O governador Itamar Franco (sem partido) afastou neste sábado a possibilidade de uma reaproximaçao com o governo federal. Na quinta-feira, Itamar foi convidado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para participar da solenidade de posse do ministro Geraldo Magela da Cruz Quintao no Ministério da Defesa, que acontece nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto. O governador de Minas justificou a recusa dizendo que no mesmo horário estará em seu gabinete em audiência com deputados federais da esquerda. Na manha deste sábado, Itamar viajou para Sao Joao Del Rey e de lá seguiu de trem para Tiradentes, onde seria homenageado na 3ª Mostra de Cinema da cidade.

Um mês depois de deixar o PMDB, na última sexta-feira, ele discutiu com a deputada Luíza Erundina (PSB-SP) a criaçao de um novo partido de centro-esquerda. Itamar já esteve em Brasília para a a posse do desembargador Carlos Velloso no Supremo Tribunal Federal(STF). Na ocasiao, ele e Fernando Henrique sequer se cumprimentaram. Havia expectativa que Itamar participasse da solenidade de posse de Quintao em funçao da sua amizade com o futuro ministro a quem indiciou, há sete anos, para a Advocacia Geral da Uniao (AGU).

A briga entre o governo federal e o governo mineiro começou em janeiro do ano passado, após a decretaçao da moratória por parte de Itamar Franco. Na última quinta-feira mais R$ 23 milhoes foram retidos pelo Tesouro Nacional nas contas mineiras de maneira a forçar o Estado a honrar seus débitos com o governo federal, como prevê o acordo de renegociaçao da dívida firmado em fevereiro de 1998.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;