Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Marte: rochas coletadas pelo Perseverance indicam bolhas de água

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Bianca Bellucci
Do 33Giga

13/09/2021 | 09:56


Na última sexta-feira (10), a NASA revelou as primeiras descobertas feitas a partir de rochas coletadas pelo Perseverance, sonda que pousou em Marte em fevereiro deste ano. As análises foram realizadas a distância e com base em duas amostras da cratera de Jezero, um antigo lago. Batizadas de Montdenier e Montagnac, foram colhidas em 6 e 8 de setembro, respectivamente.

Leia mais:
NASA: vídeo interativo explora em 360º o Mont Mercou, em Marte
Quantos anos você teria se morasse em outros planetas do Sistema Solar?
40 astronautas para seguir no Instagram

A informação mais importante sobre as rochas coletadas pelo Perseverance é que elas apresentam sais minerais em sua composição. Isso valida a presença de um lago por muito tempo em Marte. A teoria inicial é que essa água evaporou, restando tais fragmentos. Prova disso são as bolhas de água formadas nos pedaços coletados pelo rover da NASA.

“Parece que nossas primeiras rochas revelam um ambiente sustentável e potencialmente habitável”, destacou Ken Farley, cientista do projeto Perseverance do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em um comunicado. “É uma grande descoberta que a água esteve lá por muito tempo”, completou.

Neste momento, as rochas de Marte estão dentro de tubos selados e armazenadas no próprio robô. O objetivo da missão é coletar mais de 30 amostras e trazê-las para a Terra, para receberem uma análise mais aprofundada. Isto, no entanto, só deve ocorrer por volta de 2030.

Uma vez que as rochas coletadas pelo Perseverance estiverem no Planeta Azul, os cientistas poderão precisar a composição mineralógica exata, idade e química. Estas informações podem dar pistas sobre o antigo clima e a habitabilidade de Marte.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;