Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Amazon segue crescendo e contratando: empresa abrirá 40 mil vagas

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

10/09/2021 | 14:48


*Por Vivaldo José Breternitz

Tornando ainda mais evidente a falta de profissionais para a área de Tecnologia da Informação, a Amazon planeja contratar 55 mil pessoas para essa área e outros cargos de gerência. Com isso, ela aumenta o número desses profissionais, hoje aproximadamente 275 mil, em cerca de 20%. Trabalharão nos Estados Unidos 40 mil dos novos contratados.

Leia mais:
3 dicas de segurança na hora de competir em eSports
Streaming de games: 3 plataformas para assistir a partidas e torneios
Até 77% mais baratos: vale optar por videogames usados?

A informação foi dada pelo novo CEO da empresa, Andy Jassy, em sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo em julho. Segundo ele, a companhia precisa de mais pessoal de Tecnologia da Informação para atender às demandas dos negócios relacionados ao varejo e publicidade.

Além disso, a Amazon necessita de pessoal de Tecnologia da Informação para acelerar seu projeto Kuiper, que pretende criar uma constelação de satélites para atender à demanda de banda larga para telecomunicações, concorrendo com a Tesla e seu projeto Starlink. A constelação deve custar mais de dez bilhões de dólares e ser composta por cerca de 3.250 satélites.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Esse esforço de contratação estará centrado no “Career Day”, uma feira que a empresa promove a partir de quinze de setembro. Há ofertas para trabalho em nove países – mas não no Brasil. São oportunidades não apenas para profissionais de Tecnologia da Informação, mas também para áreas de pesquisa, robótica, engenharia e outras.

Protestos de trabalhadores

Deve-se registrar terem ocorrido, recentemente, protestos de trabalhadores que prestam serviços à Amazon, em função das condições de trabalho. Essas manifestações concentraram-se entre motoristas e pessoal dos centros de distribuição.

Nessas áreas, o turnover é elevado, tendo sido contratadas no ano passado 500 mil pessoas. Com cerca de 1,3 milhão de empregados, a Amazon é a segunda empresa privada americana em número de empregados – perde para o Walmart, com 2,2 milhões.

A sociedade precisa monitorar o crescimento da Amazon, cujo poder de pressionar pequenos industriais e varejistas cresce a cada momento. Ela pode, quando desejar, simplesmente expulsar alguns destes do mercado. É muito poder concentrado nas mãos de poucas pessoas.

Quanto ao Brasil como um todo, estima-se que serão necessários, até 2025, cerca de 400 mil profissionais de Tecnologia da Informação. Nossas escolas não têm condições de formar esse número, o que certamente atrasará nosso desenvolvimento.

*Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;