Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Procissão dos Carroceiros tem nova versão em São Bernardo

Claudinei Plaza/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Festa da Boa Viagem foi marcada por orações e cânticos ao ar livre


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

06/09/2021 | 07:00


Cento e cinquenta automóveis, identificados por bandeirinhas azuis, além de dezenas de veículos sem identificação, participaram ontem pela manhã da carreata de encerramento da festa anual em louvor a Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo. Foi a nova versão da Procissão dos Carroceiros, festa iniciada no Império, quando da criação da primeira paróquia da região e da Freguesia de São Bernardo, ambas de 1812.

A carreata, iniciada às 9h45, estendeu-se pelas duas horas seguintes. Um caminhão conduziu a imagem histórica de Nossa Senhora, de origem portuguesa, acompanhada de cantores da paróquia e do pároco, padre Alejandro Cifuentes Flores, que pelo caminho, ao microfone, entre orações e cânticos, ia justificando a não participação de pedestres, cavaleiros, carroceiros e charreteiros, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Em 2020 não houve nem procissão nem carreata. A alternativa, para este ano, foi o desfile de veículos, pelos bairros que formam a paróquia onde está a basílica da Boa Viagem. Não houve incidentes. A carreata saiu depois da missa das 8h30 e retornou ao local de origem quando se encerrava a missa das 10h30. Os veículos foram abençoados defronte à capela de Santa Filomena, a cerca de um quilômetro do Largo da Matriz.

Internamente, a igreja teve todos os seus bancos tomados, mas apenas com a ocupação das extremidades – duas pessoas por unidade. Mesmo marido e mulher foram orientados a ficarem distantes um do outro. Cadeiras foram colocadas nos corredores, junto aos altares laterais, para atender à demanda.

A festa de ontem encerrou-se com a venda de almoço especial, pelo sistema drive-thru, no salão paroquial. Do cardápio constava frango com polenta frita, arroz e feijão. Também podia ser adquirido o bolo da padroeira, dividido em embalagens com a imagem de Nossa Senhora. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;