Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 26 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Turismo

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

5 curiosidades para celebrar o Dia da Amazônia

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Redação
Do Rota de Férias

03/09/2021 | 15:56


Em 5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia. A data presta uma homenagem à criação da Província do Amazonas por D. Pedro II, em 5 de setembro de 1850.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Com 4,196.943 milhões de km2 de área verde que se espalha por nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela), a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Seu dia serve de alerta para preservar o ambiente e desenvolvê-lo como fonte de biodiversidade, algo fundamental para o futuro da humanidade.

Dia da Amazônia

Para comemorar o Dia da Amazônia, o hotel Cristalino Lodge, situado em Alta Floresta (MT), no sul da Floresta Amazônica, listou algumas curiosidades a respeito do bioma. Confira:

Passagens aéreas mais baratas – pesquise as ofertas das melhores companhias aéreas de uma vez e compare os preços aqui.

1. Qual é o tamanho da Amazônia?

Cerca que de 60% de todo o território brasileiro é ocupado pelo bioma amazônico, que se faz presente também em nove estados diferentes Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. São cerca de 6,9 milhões de km², que abrangem, além do Brasil, diversos vizinhos da América do Sul. É ou não motivo suficiente para celebrar o Dia da Amazônia?

2. Como é a biodiversidade da floresta?

A Floresta Amazônica abriga a maior e mais diversificada biodiversidade do mundo. São inúmeras espécies de animais e plantas, muitas delas ainda não catalogadas. Acredita-se que cerca de 20% de toda a fauna do planeta viva na região. Destaque para algumas espécies endêmicas, como o gavião-real, o macaco-aranha-de-cara-branca e a suçuarana.

Siga a cobertura de nossos repórteres no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories repletos de informações.

3. Maior que muito país

Se a Amazônia fosse um país independente, seria o 6º maior do mundo em extensão territorial. Não à toa, um terço de todas as árvores do mundo estão na região.

4. Qual é o maior rio do mundo?

Além de abrigar a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de km², a floresta é palco do segundo maior rio do planeta, o Rio Amazonas, que está atrás apenas do Rio Nilo, no Egito. São 6.400 quilômetros de extensão e mais de 1.100 afluentes.

Reserve tours, ingressos e transfers antes de sair de casa e pague em parcelas. É cômodo, seguro e você ganha um tempão.

5. Por que é importante preservar a Amazônia

Nos últimos 50 anos, cerca de 17% de todo o bioma amazônico foi devastado por ações diretas ou indiretas do homem. São mais de 729.781,76 km² de áreas afetadas, incontáveis árvores ceifadas e espécies prejudicadas. É importante preservar a natureza e fomentar o turismo responsável. Que fica esse alerta não só no Dia da Amazônia, mas sempre.

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;