Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 28 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Santo André começa aplicar terceira
dose da vacina hoje

André Henriques/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Cidade antecipa calendário do Estado e será a primeira da região a oferecer reforço aos idosos


Bia Moço
Do Diário do Grande ABC

03/09/2021 | 00:01


Santo André vai iniciar hoje a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid em idosos com 90 anos ou mais que residem em instituições de longa permanência. A Prefeitura anunciou a medida ontem, com isso será a primeira cidade do Grande ABC a adotar a dose de reforço, antecipando o calendário estadual que prevê a imunização desta faixa etária a partir de segunda-feira. São Bernardo começa a imunização de pessoas com 85 anos ou mais amanhã.

Os munícipes contemplados com a imunização suplementar receberam as duas doses da vacina Coronavac até fevereiro e já estão com o quadro vacinal completo há mais de seis meses, portanto aptos para a nova aplicação. Agora, serão ministrados imunizantes da Astrazeneca e da Pfizer, e não doses da vacina chinesa, já que, segundo o prefeito Paulo Serra (PSDB), Santo André tem reservas desses dois imunizantes.

“Vamos iniciar amanhã (hoje) a dose suplementar da vacinação. Nossas equipes irão até os idosos para aplicação de doses da Astrazeneca e da Pfizer, que são vacinas extras que vieram (para a cidade) e que não foram utilizadas em grupos específicos. Santo André não faz a xepa da vacina, mas faz o controle, o que permite, em muitas vezes, antecipar grupos, como é o caso agora”, frisou Paulo Serra.

O prefeito destacou ainda que a dose de reforço visa, sobretudo, controlar a disseminação de variantes, em especial a delta. “Somos a primeira cidade da região que começa a proteger ainda mais as pessoas mais idosas”, comemorou o tucano.

O chefe do Executivo explicou que a imunização começará nas casas de repouso e se estenderá ao longo do sábado e do domingo, mas que, na sequência, já no início da semana que vem, a cidade pretende ampliar o benefício aos idosos com menos de 90 anos. “Vindo a grade do governo federal, iniciamos também nos drives-trhus a vacinação suplementar dos idosos”, completou o prefeito.

Paulo Serra destacou que o município continua avançando na vacinação da primeira e da segunda dose nos demais públicos e pontuou que com mais de 854.897 vacinas aplicadas, o município já imunizou 100% da população adulta com pelo menos uma dose do fármaco e que 53% já está com o esquema vacinal completo. Segundo o tucano, o avanço na campanha refletiu na diminuição das internações decorrentes à complicações da doença – atualmente a taxa geral de ocupação de leitos sob gestão municipal é de 13%.

“Atingimos o menor índice, praticamente desde o início da pandemia, de ocupação. O nosso hospital de campanha do (Complexo Esportivo Pedro) Dell’Antonia está há dois dias sem nenhum paciente, o que é um dado que tem de ser registrado. E a região está seguindo para o mesmo caminho, de muita esperança” comemorou o prefeito.

No Estado, a dose adicional de vacina contra Covid nos idosos será iniciada na segunda-feira. Os grupos serão escalonados por faixas etárias com prioridade aos mais velhos.

De segunda-feira até o dia 12 receberão a dose adicional quem tem 90 anos ou mais, depois, entre 13 e 19, serão alcançada a faixa etária de 85 a 89 anos. Entre os dias 20 e 26, as doses estarão disponíveis para os paulistas que têm de 80 a 84 anos. Também estão inclusos neste período os adultos imunossuprimidos. A partir do dia 27, até 3 de outubro, serão contempladas pessoas na faixa de 70 a 79 anos. Concluindo esta fase ainda no mês de outubro, serão alcançados idosos de 60 a 69 anos entre os dias 4 e 10.
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;