Setecidades Titulo Até o fim do mês
Terminal Sto.André e estações do Metrô criam
ações sobre os cuidados com a saúde mental

Campanha faz parte do Setembro Amarelo, que visa conscientizar usuários da relevância do tema

Por Da ABr
02/09/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Estações e prédios dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo serão iluminados de amarelo, ao longo deste mês, para chamar a atenção sobre a necessidade de cuidar da saúde mental durante o Setembro Amarelo.

Além disso, estações e terminais vão receber projetos e campanhas voltados ao tratamento da saúde mental e disponibilizar mensagens, cartazes e exposições alertando sobre os sintomas e importância de buscar ajuda, conforme informou a STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos).

“Depressão é coisa séria e é preciso estar atento aos sinais todos os dias. As ações em estações e terminais ajudam a levar informação e cuidado a quem precisa”, comentou Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos.

As estações Sumaré, Trianon-Masp, Tamanduateí e Sacomã, na Linha 2-Verde do Metrô, e áreas internas das estações Brooklin e Largo Treze, da Linha 5-Lilás, serão iluminados em amarelo. O centro de controle operacional da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), em São Bernardo, também terá a fachada com luzes amarelas. Já nas estações das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô participam da campanha Falar Inspira, que vai distribuir exemplares do Guia Depressão: Como Acolher no Ambiente de Trabalho aos passageiros.

Uma instalação em forma de game estará na Estação Paulista, mostrando as fases da jornada do acolhimento, que envolve identificação de sintomas, diagnóstico e tratamento. O objetivo é que os passageiros possam entender melhor o processo de apoio aos pacientes de depressão.

Parceria entre a EMTU e o núcleo de estudo e pesquisa em sociopsicodrama do Grande ABC e Região, levará esquetes ao Terminal Santo André, abordando os temas da depressão, do suicídio e dos transtornos causados pela pandemia e o isolamento físico.

Professores e alunos da Essa-Escola de Enfermagem estarão em seis terminais panfletando e orientando as pessoas sobre prevenção do suicídio, bullying e automutilação, além de testes de glicemia, IMC (Índice de Massa Corporal) e aferição de pressão arterial. No Terminal Jabaquara, a ONG Bem Querer Mulher também abordará com os passageiros e motoristas assuntos como depressão, violência e suicídio, durante rodas de conversa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;