Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 6 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Caiu a internet? Veja dicas para resolver o problema sozinho

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

31/08/2021 | 10:18


Com mais pessoas em casa por causa da pandemia e com a família usando a internet por mais tempo e para mais atividades, é normal que o sinal possa oscilar ou mesmo ficar indisponível por alguns momentos do dia. Não à toa, os problemas de acesso estão entre as principais queixas dos consumidores.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Entretanto, muitas vezes, é possível restabelecer o sinal de internet (ou mesmo melhorá-lo) com alguns passos simples. A seguir, veja dicas do 33Giga e da Proteste, de como fazer isso sem grandes dificuldades.

Leia mais:
Canal no YouTube publica filmes clássicos em domínio público
Mubi: conheça o serviço de streaming focado em filmes clássicos

Opções para recuperar a internet

Antes de ligar para o SAC, tente algumas práticas para restabelecer o sinal de internet. Afinal, pode ser mais rápido e menos estressante resolver o problema por conta própria. Muitas empresas, ao receber relatos sobre problemas com internet, dão as mesmas instruções listadas aqui. Por isso, antecipe-se e, caso enfrente qualquer instabilidade com seu sinal, siga o checklist abaixo para resolver essa questão.

Reiniciar o modem

É sempre a primeira coisa que o atendente do SAC pede pra você fazer em caso de queda do sinal de internet. E esse não é um procedimento padrão feito para enrolar o usuário. Trata-se de um dos métodos mais eficazes para a restabelecer o sinal de internet. Portanto, se a internet cair, desligue o modem e ligue novamente após alguns minutos.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para  e suas questões podem ser respondidas

Troque o wi-fi pelo cabo LAN

A conexão sem fio, até agora, não é mais rápida e estável que o sinal fornecido por um cabo LAN. Por isso, para saber se a internet fora do ar é um problema do sinal de wi-fi, conecte um cabo de rede saindo diretamente do modem para o seu computador.

Se a conexão voltar a funcionar, significa que o problema está no wi-fi. E, provavelmente, você só vai conseguir resolver investindo em um novo roteador ou pedindo a troca pela operadora, caso o roteador seja um aparelho cedido.

Checagem dos cabos

Um único cabo de conexão desgastado pode interromper sua conexão ou deixá-la mais lenta . Por isso, verifique a qualidade dos fios. Para isso, procure ter alguns cabos em casa para emergências que precise substituí-lo. Isso vale tanto para o cabo que sai da parede para o roteador, quanto para os cabos que chegam ao PC. Isso pode restabelecer o sinal de internet rapidamente.

Mude o canal da rede wi-fi

Trata-se de um campo mais técnico, porém nada complicado. Reconfigure seu roteador pelo endereço padrão, que normalmente é 192.168.1.1. Busque por configurações, ou settings, em inglês, depois WLAN, ou wireless, e altere o “channel”. Outra opção é tentar usar o software inSSider, ou algum semelhante, para descobrir qual canal tem o melhor desempenho .

Reveja sua senha de proteção

Seus vizinhos podem estar “roubando” a sua internet. Se o seu sinal é aberto, não precisa de senha para conectar, essa é uma possibilidade bem real. Muitas pessoas podem estar conectadas à sua rede e fazendo a velocidade diminuir ou cair. Por isso, busque colocar senhas, de preferência, não comuns. Assim, apenas pessoas autorizadas vão poder usar sua rede.

Avalie programas, firewall e vírus

Caso a internet esteja instável em apenas um dispositivo na sua casa e boa em outros, é provável que esteja com algum problema, como um vírus ou qualquer outro malware. Descubra o problema testando a conexão em outros dispositivos. Se estiver tudo bem com os outros, tente identificar o que pode estar prejudicando a conexão em apenas um aparelho específico, com o uso de programas internet security .

É hora de ligar para o SAC

Se você chegou até aqui e a sua internet ainda está ruim, então é preciso pedir ajuda à operadora de internet que o serviço foi contratado. Ela prontamente vai atuar para solucionar o problema. Informe todos os passos que já foram realizados, assim, a empresa saberá quais alternativas de restabelecer o sinal de internet não deram certo.

Antes de ligar para o SAC, contudo, é necessário que o consumidor verifique não só as condições do seu contrato, como também o pagamento das faturas. Após a confirmação, é necessário que o consumidor informe a data e horário que o serviço foi suspenso.

“Segundo determina a Lei do SAC, a operadora é obrigada a fornecer não só o número do protocolo das ligações, como também sua gravação, que deverá ficar disponível por 90 dias, a pedido do consumidor. Esse, por sua vez, poderá realizar a gravação das mesmas, sendo necessário, nesse caso, que seja informado ao atendente sobre o mesmo”, afirma o especialista em Defesa do Consumidor da Proteste, Adriano Fonseca.

“Com o protocolo, o consumidor conseguirá acompanhar o procedimento relacionado à reclamação aberta. Caso não seja resolvido pelo SAC, ele poderá informar o protocolo em demais tentativas, como no pedido de auxílio de nossos especialistas”, complementa.

Como medir o sinal de internet

Se você ou sua família está com dúvida se o sinal de internet está bom, é possível realizar o teste para verificar se a velocidade é a mesma que a contratada com a prestadora do serviço. Você pode utilizar o teste de velocidade do 33Giga em https://33giga.com.br/teste-de-velocidade.

Com ele, é possível descobrir se a operadora está fornecendo a velocidade de conexão que foi contratada. As empresas são obrigadas a disponibilizar, no mínimo, 80% da velocidade média adquirida no plano. A porcentagem pode variar um pouco.

Caso o sinal da sua internet esteja muito ruim ou a velocidade esteja abaixo do contratado, você pode reclamar. Uma das maneiras de fazer isso é usar o canal Reclame, da Proteste.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;