Setecidades Titulo Memória
O menino que não esquece Rudge Ramos

Hoje é o aniversário de Gustavo Longhi de Carvalho, professor universitário, engenheiro, jornalista e pesquisador do futebol. É um dos fundadores do Memofut e vice-coordenador do grupo.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/08/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Gustavo é um estudioso, e não só de futebol. Numa de suas palestras, no Museu do Futebol, ele falou dos seus tempos de menino em Rudge Ramos, exibindo fotos maravilhosas do bairro e falando com emoção de amigos e paisagens locais.

Memória aguarda o retorno do programa Memória na TV para convidar Gustavo a mostrar a vocês aqueles momentos que viveu em São Bernardo. Hoje reside em Jundiaí. Não perde uma reunião do Memofut. E seu caronista – imaginem que honra! – é o professor Helio Maffia, o grande fisicultor do futebol brasileiro, do qual escreveu um lindo livro.

Aquela quadra. O Externato Rio Branco

Depoimento: Gustavo Longhi de Carvalho

Eu torço para o Corinthians, por influência do meu pai, que gostava muito de futebol e era corintiano. A paixão pelo futebol eu herdei dele. Coleciono principalmente livros e revistas ligados a futebol. Gosto de pesquisar sobre futebol em geral, em especial a história das Copas do Mundo.

TÚNEL DO TEMPO

Se eu pudesse voltar no tempo retornaria a 1978, para pesquisar mais sobre o jogo Argentina 6 x 0 Peru, que ocorreu naquela Copa, e foi uma partida muito estranha.

GRANDE ABC

Vivi em São Bernardo até os 12 anos, no bairro Rudge Ramos. Em 1990, me mudei com minha família para Jundiaí. Confesso que acompanho pouco o futebol do Grande ABC. O que ficou marcado na minha vida foi que na minha rua, em 1982, foi inaugurada uma quadra onde eu joguei muito futebol até me mudar para Jundiaí, e fui muito feliz nesta quadra e na vila onde morava, próxima à Avenida Dr. Rudge Ramos.

MEMOFUT

O Memofut é muito importante como um grupo de pesquisa no geral e para mim em particular. Sei que os amigos do grupo poderão me auxiliar indicando referências caso eu necessite em alguma pesquisa.

ÍDOLOS

No futebol, meu ídolo é o Zico, por sua conduta dentro e fora dos campos. 

Na vida acadêmica, meu orientador, o professor Marcelo Massarani. 

Na vida pessoal, meus pais. 

No Memofut, o senhor Domingos D’Angelo, o Alexandre Andolpho, o Celso Unzelte, o Max Gehringer, o professor Aristides Almeida Rocha e o professor Hélio Maffia, sobre o qual eu escrevi um livro.

EMOÇÕES            

A maior delas foi o nascimento da minha filha. Mas me emociono bastante ao me lembrar dos tempos em que vivia em São Bernardo, em Rudge Ramos, estudava no Externato Rio Branco e jogava futebol na quadra que ficava na minha rua com meus amigos. Foram momentos inesquecíveis para mim que sempre estarão em meu coração.

HOJE

Atualmente, eu trabalho como professor universitário. Meus planos para o futuro são passar a trabalhar como professor dos ensinos fundamental II e médio e escrever livros ligados à história do futebol.

Bola acadêmica

Nascimento – São Bernardo, 24 de agosto de 1977

Filiação – Roberto e Elisabete

Esposa – Fabiana

Filha – Lorena

Formação – Engenheiro mecânico, com mestrado nesta mesma área, e jornalista

Padrinho do Memofut – Domingos D’Angelo, que teve a ideia fundamental para a formação do grupo e o convidou a ser um dos 16 fundadores do mesmo

Livros – Cinco, quatro deles ligados a futebol

Diário há meio século

Terça-feira, 24 de agosto de 1971 – ano 13, edição 1621

Política – Arena inaugura sede hoje (24 de agosto de 1971) na Rua Marechal Deodoro, 746, em São Bernardo, sob a presidência de Guilherme Feriani.

Serviço social – Lançada a pedra fundamental das Aldeias Infantis Ipê, no bairro dos Tatetos, em São Bernardo, sob o patrocínio da Volkswagen.

Cultura & lazer – Com a presença de artistas do rádio e TV, foi realizado no Odeon Clube, em São Bernardo, o baile Clube dos Bairros, apresentado por Mario Ferraz. A TV Gazeta gravou o programa em videotape.

Decisão – Hoje (24 de agosto de 1971) o Grande ABC poderá ter um representante na Divisão Especial, caso o Saad EC vença o Marília AC no Parque Antarctica, no seu último compromisso pela fase final da Primeira Divisão. O Saad joga completo. Até o empate pode servir.

Em 24 de agosto de...

1956 – Angelo Raphael Pellegrino abria mão da sua candidatura a prefeito de São Caetano, em favor de Oswaldo Massei, que seria eleito.

1991 – Clovis Volpi, hoje prefeito de Ribeirão Pires, deixava a assessoria cultural de São Caetano, gestão do prefeito Luiz Tortorello.

2011 – A partida do jornalista Fausto Polesi. Mestre de todos nós. Fundador do News Seller/Diário. Diretor de Redação e editor-chefe. Cronista, com vários pseudônimos. Editorialista.

Um dos pseudônimos de Fausto Polesi foi Jorge Alvinegro. Personagem corintianíssimo, a exemplo do seu criador. Crônicas maravilhosas. Dr. Fausto se transformava, num linguajar típico do torcedor fanático, misto de malandro, sonhador, sempre acreditando no fim do tabu sem títulos que se prolongava. As crônicas mereceriam virar livro. Seria uma contribuição única à história corintiana e do próprio futebol.

Alexandre e Cassiano Polesi, vamos pensar nesse livro?

Hoje

Dia da Infância n Dia dos Artistas

Municípios Brasileiros

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Buritama e Rubiácea, ambos elevados a município em 1949.

No Brasil, aniversariam Barra do Rocha (Bahia); Maribondo e Taquarana (Alagoas); e Ubajara (Ceará).

Santos do Dia

Bartolomeu, apóstolo de Jesus 

Emília de Vialar n Maria Micaela




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;