Esportes Titulo
Andreense segue passos de Schwarzenegger
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
20/10/2002 | 21:28
Compartilhar notícia


Edson Prado nunca foi o exterminador do futuro como Arnold Schwarzenegger, ainda não ganhou milhões de dólares que o austríaco conquistou nos vários filmes de ação em que foi protagonista. Aliás, não fez sequer uma ponta numa produção cinematográfica. Porém, aos 31 anos, este fisiculturista de Santo André segue os passos do musculoso mais famoso do cinema mundial e por dois anos consecutivos (2001 e 2002) foi eleito Mister Universo (classe 3, com altura entre 1,65m e 1,72m), título que Schwarzenegger conquistou oito vezes seguidas no final da década de 60 e início dos anos 70.

O bicampeonato de Prado foi conquistado dia 12 de outubro, na cidade de Newcastle, na Inglaterra. “Este campeonato ainda foi mais difícil que o do ano passado, quando participei pela primeira vez. Desta vez eu era o campeão e todos queriam me vencer”, afirma.

Prado faz parte da equipe da academia Nautilus, pratica o esporte há 15 anos e, além dos dois títulos de Mister Universo, ainda possui o título de campeão mundial, conquistado em junho, na Grécia. “Quando ganhei o meu primeiro Mister Universo, em 2001, fui convidado a participar do Mundial. Fui e venci”, conta.

Além do treinamento para manutenção do físico, Prado realiza uma preparação especial para as competições. Doze semanas antes das provas tem início uma espécie de acerto final em que toda a alimentação do atleta é minuciosamente controlada. São doses exatas de carboidratos, proteínas e nutrientes, mas isso não é tudo. “É necessário ter uma genética favorável e muita disciplina na questão alimentar”, afirma.

Nas competições das quais participa, além do apoio de seus patrocinadores – Academia Nautilus, Integralmédica, World e Dominium Corpus –, Prado tem a companhia da mulher, Jane (29 anos), também praticante de fisiculturismo há dez anos, campeã ibero-americana e que trouxe da Inglaterra o segundo lugar na categoria fitness. “Fiquei em primeiro lugar na coreografia e também na definição muscular. Entretanto, havia uma prova de aptidão física, que eu não sabia que seria realizada e portanto não me preparei, e fui muito mal. Senão teria conquistado o primeiro lugar”, afirma.

Os dois se conheceram na academia – Prado era o professor de Jane – acabaram se casando e hoje contam com a torcida das duas filhas. Stefhany, de sete anos, e Jéssica, 4.

Esta foi a segunda vez que uma equipe brasileira foi ao Mister Universo. O país foi representado por 12 atletas. Além de Prado e Jane, Eduardo Corrêa, de Santa Catarina, faturou o título da categoria Júnior, Ricardo Bortoloto (Academia Nautilus) foi terceiro, Gilberto Feitosa foi quarto na Classe 4, Djalma Larroque ficou em sexto na Classe 3, mesma posição de Gérson Guimarães na Classe 2.

Entre as mulheres, Patrícia Mello (Academia Nautilus) ficou em quinto na Figure 1, Sílvia Finocchi e Simone Moura foram segunda e terceira colocadas, respectivamente, na Figure 2.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;