A busca pela liberdade movimenta a programação do Cine Olido (Avenida São João, 473. Tel.: 3331-8399), em São Paulo. A sala abre hoje a mostra especial 'O Cinema em Fuga', que traz filmes no qual as tramas giram em torno da tensão dos personagens em escapar de problemas, autoridades, inimigos ou fantasmas do passado. As sessões ocorrem até dia 31, sempre no período da tarde. Os ingressos custam apenas R$ 1.
A programação temática é motivada pela exibição de 'Essential Killing' (2010), que entra em cartaz hoje, a partir das 19h30, no projeto 'Em Cartaz', montado para trazer filmes premiados e elogiados pela crítica que estiveram por pouco tempo no circuito ou sequer chegaram aos cinemas brasileiros. Com direção do cineasta polonês Jerzy Skolimowski, o longa-metragem venceu o Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza de 2010. No domingo, a ação tem sessão somente às 17h30.
O acervo selecionado pelo espaço cultural mistura produções de diversas épocas, como os anos 1940, 1970 e 1980, e diferentes gêneros. Destaque para o fato de algumas produções serem comandadas por importantes diretores, casos de Alfred Hitchcock, Steven Spielberg e Clint Eastwood.
Além de 'Essential Killing', o dia de abertura da mostra conta com exibição de 'Fuga à Meia-Noite' (1988), de Martin Brest, às 15h. O roteiro acompanha o ex-policial Jack Walsh (Robert De Niro) atuando como caçador de recompensas e tendo de enfrentar a máfia para proteger um contador acusado de fraude.
Quem entra em cartaz amanhã é 'Não Somos Anjos' (1989), dirigido por Neil Jordan, às 15h, e 'Um Mundo Perfeito' (1993), assinado por Clint Eastwood, a partir das 17h.
A lista é completada por 'Sabotador' (1942), 'No Limiar da Aventura' (1970), 'Louca Escapada' (1974), 'Rambo - Programado Para Matar' (1982) e 'Caçado' (2003). Todas as projeções são em suporte em DVD.
A programação completa de 'O Cinema em Fuga' está no site Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (www.prefeitura.sp.gov.br/cultura).
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.