Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 26 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Nacional

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Governo promete vacina para pesquisadores com bolsa no exterior

Nario Barbosa/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


16/08/2021 | 12:17


O Ministério da Saúde vai incluir estudantes contemplados com bolsas no exterior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Plano Nacional de Imunização (PNI). A priorização desses pesquisadores atende a pedido da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Só no caso da Capes, a previsão é de que quase 2,3 mil bolsistas serão beneficiados. Segundo a presidente da agência federal, Cláudia Queda de Toledo, será priorizada para esse grupo a vacina de dose única (Janssen) e a expectativa é de que os estudantes viajem até outubro. O Ministério da Saúde divulgará em breve as orientações e o calendário para a vacinação.

Para os bolsistas do CNPq, a recomendação é preencher, até 16 de agosto, o formulário disponível neste link, com informações sobre a primeira dose da vacina e município de vacinação. O governo prevê aplicar vacinas que sejam aceitas para entrada no país de destino do estudante.

Em Minas, uma jovem de 24 anos acionou a Justiça para passar na frente na fila da vacina porque iria estudar em uma universidade da França. O pedido chegou a ser deferido em 1ª instância, com a recomendação de dose da Pfizer ou da Janssen, mas a liminar foi derrubada após recurso da prefeitura de Belo Horizonte. No entendimento do Tribunal de Justiça mineiro, o interesse particular não pode se sobrepor ao interesse público.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;