Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 22 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

O universo de Roblox

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Redescoberto na pandemia, jogo, que foi criado em 2006, permite a criação de mundos e personagens


Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC

15/08/2021 | 01:00


Se um game pode ser divertido, imagine então se ele for montado pelo próprio jogador. É isso ocorre com o Roblox, cuja plataforma on-line existe desde 2006 (disponível para Xbox, computador e smartphones) e que foi redescoberto por crianças e adolescentes.

No Roblox os jogadores podem criar seus próprios jogos com inúmeros personagens disponíveis. Durante a pandemia da Covid-19, esse game superou 42 milhões de players (jogadores) ativos por dia, de acordo com a desenvolvedora Roblox Corporation.

O Roblox é parecido com o Minecraft, game que também permite a construção de lugares e personagens. Porém, no Roblox, são milhares de jogos diferentes, com cenários, gênero e objetivos que podem ser moldados ao gosto do jogador. No Minecraft é possível construir o que quiser, mas sempre no mesmo mundo.

Na última vez em que a produção do game revelou seus números, em 2018, a plataforma chegou a 552.792.173 itens disponíveis aos jogadores. Desde então, esses dados aumentaram substancialmente, uma vez que o número de usuários cresce a cada dia.

Para iniciar no mundo de Roblox é necessário abrir uma conta gratuitamente e decidir entre se aventurar em um dos milhões de cenários já criados por outros jogadores ou desenvolver sua própria produção. De um jeito ou de outro, só precisa de muita criatividade para se divertir.

CURIOSIDADE

Com gráficos simples, a ideia inicial de Roblox era ser uma ferramenta educacional que ensinasse conceitos de física. Mas, não levou muito tempo para os usuários usarem a plataforma para criar os próprios jogos de diversos temas. Em 2006, a Roblox Corporation foi aberta e lançou oficialmente o jogo (leia mais abaixo).

Robux é a moeda virtual que pode ser comprada ou negociada

Como parte do jogo (e da diversão), em Roblox existe a conhecida Robux, que é a moeda virtual aceita na plataforma. A Robux pode ser comprada com a moeda real.

Existe também uma opção no jogo de se tornar um assinante premium, que, neste caso, os gamers recebem uma quantidade de Robux por mês. Assim, o jogador também tem a oportunidade de vender itens dentro do Roblox, como roupas, e receber Robux em troca.

Mas tanto com relação ao dinheiro virtual quanto à segurança dos jogador, todo cuidado é pouco. Como em qualquer outra plataforma.

Por mais que seja um canal de diversão e passatempo para crianças e adolescentes, a empresa de Roblox afirma que a segurança dos menores é uma prioridade e que os pais, inclusive, podem colocar filtros para o uso dos pequenos ou ainda desabilitar a ferramenta de conversa, que é disponível para um bate-papo com outros jogadores.

No mundo virtual, todo o cuidado dever ser mantido e as crianças precisam de orientação.

Criadores tinham como ideia inicial desenvolver o interesse por física

O Roblox foi desenvolvido pelos engenheiros David Baszucki e Erik Cassel. Tudo começou em meados de 1989, com a ideia de criarem uma plataforma que despertasse o interesse das crianças pela física.

Mas o jogo foi além do esperado. Em 2005, ano de lançamento da plataforma, os estudantes exploraram o potencial que teria o Roblox, criando e desenhando diversos mundos e objetos. Assim, surgiu a possibilidade de os usuários criarem o seu próprio game.

Além de ser divertido, o Roblox pode despertar outras curiosidades em seus jogadores. Como ele permite que os gamers construam seus jogos, o Roblox pode despertar o interesse por uma carreira muito promissora, como a de desenvolvedor, engenheiro e até trilhar o caminho da publicidade, dentre outras profissões que têm a criatividade como principal ferramenta.

A estimativa é a de que a média de idade dos jogadores varie entre 9 e 12 anos e a dos desenvolvedores esteja entre os 15 e 22 anos.

Game estreia na bolsa de valores e passa a valer cerca de R$ 254 bilhões

Com o sucesso mundial, a Roblox Corporation, responsável pelo game Roblox, estreou na Bolsa de Valores de Nova York em março deste ano. Para se ter uma ideia, a plataforma on-line alcançou US$ 45,3 bilhões (cerca de R$ 254,3 bilhões) em valor de mercado, e, assim, se tornou uma das desenvolvedoras de videogames mais valiosas do mundo. 

A empresa entrou no mercado de ações por meio de direct listing, que é um método mais barato para as ações da empresa serem vendidas diretamente ao público, sem nenhum intermediário. Os papéis de uma empresa representam uma pequena fração do capital social de um lugar. 

Na época da estreia na bolsa de valores, a Roblox Corporation disse que espera ainda lucrar cerca de US$ 4,6 bilhões (R$ 25,5 bilhões) até o fim de 2021, além de aumentar o número de usuários ativos por dia no jogo.

Em 2020, Roblox faturou cerca de US$ 920 milhões (R$ 5,1 bilhões) apenas com a venda de Robux, a moeda virtual do jogo. Sucesso demais, né?



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;