Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Professora faz vídeo e viraliza
com dicas para o Desafio

Divulgação/ Arquivo pessoal Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Amanda Tabarelli se diz apaixonada pelo projeto do Diário e tenta incentivar alunos a participar


Bia Moço
Do Diário do Grande ABC

11/08/2021 | 00:01


A paixão pelo Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), é o que motiva há 15 edições a professora de física Amanda Moreira Tabarelli, 37 anos, a incentivar a participação de seus alunos no evento, sobretudo porque vê no projeto oportunidade de fomentar ainda mais a importância da pesquisa educacional.

Para auxiliar os estudantes no processo de escrita, que tem neste ano o tema A Ciência Como Luz na Escuridão, a docente gravou um vídeo de nove minutos com dicas de estudo e pesquisa, além de orientações de como os participantes podem fazer uma boa redação. O material está disponível no YouTube (https://youtu.be/p9tRkJOvx_Q). “Em todas as edições do Desafio de Redação sentei com os alunos na escola para debater e escrever sobre qualquer tema que fosse”, contou a docente, explicando que, neste ano, com a pandemia em alta, surgiu a ideia do vídeo.

Quem deu o pontapé inicial no projeto, porém, foi a educadora e amiga de Amanda, Simone Bertoldo, que incentivou a gravação e, depois, encaminhou o link para as escolas de Ribeirão Pires. “A Simone deu a ideia porque ela sabe que eu gosto demais do concurso literário do Diário, sou fã desse projeto desde que começou, porque tudo que incentiva a ciência, a pesquisa e a escrita é importante, e o Desafio de Redação tem tudo isso”, elogiou Amanda.

Embora a professora de física lecione atualmente na EE (Escola Estadual) Professora Ruth Neves Sant’Anna, em Ribeirão Pires, o link viralizou e foi se espalhando pelas redes educacionais privada e pública, extrapolando até mesmo o município, sendo usado pela Diretoria de Ensino de Mauá nas ATPCs (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) da área de linguagens.

Devido ao sucesso, Simone, que atualmente é coordenadora do Colégio Jean Piaget de Ribeirão Pires e da EE Professora Marlene Camargo Ribeiro, de Mauá, promoveu na segunda-feira uma live, que contou ainda com os professores Valmira Duarte, Ibsen Batista e Horácio Ferraz.

“Incentivar os alunos a participarem do Desafio é uma forma de mostrar também como a escola é importante na ciência. Quanto maior for o investimento na educação, maior será o incentivo à pesquisa”, finalizou Amanda.

AINDA EM TEMPO
As inscrições para o 15º Desafio de Redação são gratuitas e estão abertas até 22 de agosto no hot-site www.dgabc.com.br/desafioredacao.

O prêmio principal para alunos do 3º ano do ensino médio será uma bolsa de estudos na USCS, os demais participantes concorrem a notebooks, TVs e tablets, que serão ofertados aos autores das melhores redações. Os vencedores serão anunciados em programa da DGABC TV transmitido ao vivo pelo Facebook do Diário em 29 de setembro.

O Desafio de Redação tem patrocínio do Cemitério Parque Vale dos Pinheirais e apoio institucional do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano). 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;