Fechar
Publicidade

Domingo, 26 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

E o bairro Mauá incorporou o Boqueirão

A Semana São Caetano 2021 está reconstruído uma atividade acadêmica exemplar desenvolvida cinco anos atrás por professores e alunos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano)


Ademir Medici
Do Diario do Grande ABC

05/08/2021 | 07:00


Divididos em grupos, alunos de comunicação saíram a campo para apresentar, em vídeos de dez minutos cada, aspectos dos bairros são-caetanenses.
O grupo encarregado de focalizar o bairro Mauá o fez de maneira poética.
A poesia começa com nome do documentário: Janela dos Olhos. À época, Memória apresentava o vídeo como sensível, terno, verdadeiro, recheado de boas lembranças e imagens que se intercalam entre o passado e o presente do bairro Mauá.

O vídeo registra:
- A história do Lar Escola Irmão Alexandre, uma entidade que, no bairro Mauá, abrigava crianças desde o fim da década de 1970.
- O surgimento de um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Dr. Ruy Penteado, inaugurado em 21 de maio daquele mesmo ano de 2016.
- A história da transformação do bairro Mauá, desde a década de 1950, quando ainda era conhecido como Vila Boqueirão – sua primeira denominação – até os dias atuais.

E a semente frutificou
Texto: Vinicius Brito
Foi muito interessante, como alunos de jornalismo, ter que sair a campo para produzir uma matéria e ver na prática todas as aulas dadas pelos nossos mestres.
Na época (2016), só olhamos para a nota para “passar de ano”, mas com o tempo vemos que ali uma semente foi plantada por eles e semeada pela vida.
Eu nasci em São Caetano e passei parte da minha infância na cidade, e foi muito bom retornar já adulto e resgatar essas histórias dos bairros e também das minhas memórias de criança.
Depois daquele trabalho, o olhar para a cidade passou a ter outro significado.
Quando comecei a faculdade, tinha uma única ideia em mente: trabalhar com cultura. Hoje posso dizer que realizei essa ideia, apesar de não estar diretamente ligado ao jornalismo.
Atualmente trabalho na comunicação de dois importantes teatros de São Paulo, o Porto Seguro e o Theatro Municipal. Já tive a honra de entrevistar Eva Wilma, Suely Franco, Irene Ravache, Maurício de Sousa, Leopoldo Pacheco, Zizi Possi, Silva, Elza Soares e por aí vai.
A cada entrevista lembro os professores que foram importantes para isso acontecer. E como sou grato pelas conversas trocadas após o fim das aulas e a troca de experiências.

Em 4 de agosto de...

1966 – Mauá começava a festa em louvor a Nossa Senhora das Vitórias.
1976 – São Bernardo abria a 3ª Finc (Feira Industrial e Comercial), na Vera Cruz.
1991 – São Bernardo começava a implantar o sistema inteligente de controle de tráfego em convênio com a Universidade de Campinas.
Dizia-se: a cidade será a primeira do Estado – excluindo a Capital – a adotar o projeto de controle computadorizado de semáforos.
E mais: quando o projeto for totalmente concluído, em dois anos, a perda de tempo em semáforo poderá ser reduzida em até 40%.
Trinta anos depois...

Diário há meio século

Quinta-feira, 5 de agosto de 1971 – ano 13, edição 1605
Manchete – O novo ramal ferroviário ligando Rio Grande da Serra a Suzano foi inaugurado ontem (4 de agosto de 1971) pelo ministro Mário Andreazza, dos Transportes
Meio ambiente – Cicpaa (Comissão Intermunicipal do Controle da Poluição das Águas e do Ar) será integrada hoje (5 de agosto de 1971) à Susan (Superintendência de Saneamento Ambiental).
Futebol – Um clássico do Grande ABC em São Paulo: Saad 3, Santo André 1, ontem (4 de afosto de 1971), no Parque Antarctica.

Santos do Dia

- Nossa Senhora das Neves
- Jesus no horto das oliveiras
- Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior
- Osvaldo de Nortúmbria
- Emídio

Municípios Brasileiros

- Aniversariam em 5 de agosto: Cachoeira do Sul (Rio Grande do Sul); Cerejeiras e Rolim de Moura (Rondônia); João Pessoa (Capital da Paraíba, cuja padroeira é Nossa Senhora das Neves); Lucas do Rio Verde (Mato Grosso); e Rio Verde (Goiás).

Hoje

- Dia Nacional da Saúde. Marca o nascimento do médico e cientista Oswaldo Cruz (1872), hoje nome de bairro em São Caetano.
O médico e cientista Oswaldo Cruz se preocupou muito com o sanitarismo, a prevenção e a erradicação de doenças que assolavam o País.
A data foi instituída pela lei número 5.352/1967.
 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;