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Instagram: entenda por que o alcance de suas postagens cai e como evitar

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

02/08/2021 | 15:48


Produzir conteúdo nas redes sociais, visando a divulgação de uma marca, produto ou serviço, parece uma tarefa fácil, mas não é. Muitos perfis percebem isso quando começam a observar que seu alcance cai vertiginosamente de uma semana para outra.

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As curtidas e os comentários que chegavam em milhares e centenas rareiam sem motivo aparente. Afinal, continua-se postando com a mesma assiduidade e ritmo e o sucesso do conteúdo nas redes sociais já não é mais ou mesmo.

A explicação para este baixo engajamento pode estar no mecanismo de distribuição de conteúdo nas redes sociais. A produtora Rejane Toigo, fundadora da Like Marketing, destaca que cada ferramenta apresenta um mecanismo com características próprias.

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Mais especificamente sobre o Instagram, Rejane destaca quatro grandes razões que fazem despencar a relevância e consequentemente o alcance do conteúdo postado na rede.

A primeira é o excesso de anúncios. E aqui, explica a estrategista digital, é preciso ter uma melhor compreensão de como funciona o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.

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“Toda a vez que o Instagram precisa mostrar um anúncio ele substitui um post orgânico pela propaganda no feed de alguém”, conta. Tanto anúncios quanto os conteúdos orgânicos disputam o mesmo espaço de divulgação e nessa concorrência o conteúdo pago sempre vence.

Podem ser propagandas relacionados a diversas ocasiões – Black Friday, eleições – e até de perfis que atuam no mesmo nicho que o seu. Nesse caso, você terá que disputar espaço com empresas que buscam potenciais clientes com as mesmas características (idade, localidade) e interesses.

“Nas épocas em que o número de anúncios direcionado a seus seguidores sobem, o alcance de seus posts orgânicos certamente diminuirão porque a preferência do Instagram é pelo conteúdo pago”, explica.

A sua reação diante da queda de engajamento e alcance pode ser a de aumentar a quantidade conteúdo nas redes sociais produzidos e postados. De acordo com Rejane, essa estratégia não tende a surtir efeito, já que a concorrência com os anúncios continuará.

“O que deve acontecer é o alcance de cada conteúdo diminuir ainda mais e somando todos eles se obter um resultado semelhante àquele se suas publicações tivessem se mantido na mesma quantidade e frequência”, declara.

Uso inapropriado de conteúdo nas redes sociais

O segundo fator que pode reduzir o alcance do perfil é o uso inapropriado da ferramenta. A estrategista digital enfatiza que o Instagram tem sua política de uso – um conjunto de regras que deve ser respeitado.

“Usar conteúdo produzido por outros sem autorização, postar vídeo e música com direitos autorais ou mensagens consideradas agressivas – e até mesmo praticar spam – são alguns exemplos de atitudes que, se pegas, farão com que a rede social não entregue seu conteúdo”, diz.

A terceira razão está relacionada ao uso equivocado do Instagram. “Comprar seguidores, usar automação e hashtags banidas são exemplos de como utilizar a rede social de forma errônea e que pode acarretar a diminuição do alcance e do engajamento”, explica Rejane.

No que se refere às hashtags banidas, a estrategista digital cita #sextou, que por algum tempo deixou de aparecer nos feed por ser considerada imprópria.

“O meu conselho é que antes de usar qualquer hashtag você verifique se ela tem conotação pornográfica, por exemplo. Se tiver, são grandes as chances de o Instagram bloquear a distribuição do seu post”, afirma.

Qualidade de conteúdo nas redes sociais

O quarto fator que contribui para a diminuição da relevância e alcance das postagens no Instagram é referente à qualidade do conteúdo. Para Rejane, trata-se da razão mais importante.

“Provavelmente, a maioria das pessoas que reclama da queda do alcance é porque não produz conteúdo inovador, que chama a atenção ou emociona”, diz.

Nesse ponto, de acordo com a estrategista digital, é preciso assumir a responsabilidade, identificar as falhas e tentar melhorar.

“Ter uma estratégia para conseguir avaliar a qualidade do conteúdo produzido (se ele está de acordo com a persona da sua clientela, por exemplo) e trabalhar suas linhas editoriais, com método de pesquisa e conteúdo, é uma ótima maneira de melhorar o alcance dos seus posts e do seu perfil”, conclui.



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