Memória Titulo Memória
Este grupo descobriu as belezas e os problemas do bairro São José

O bairro São José de 2016 chega à Semana São Caetano 2021 e o espaço hoje é ocupado pela jornalista Camila Gomes, ela que à época levou esta página Memória a viver as emoções de ver estudantes de comunicação construindo em vídeos a história da cidade aniversariante

Por Ademir Medici
01/08/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


Jornalismo, esse gigante
Texto: Camila Gomes

O projeto de 2016 da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) foi um dos mais importantes para mim. Pude conhecer pessoas incríveis que, com suas vidas comuns, tinham histórias preciosas para contar. Todos se sentiam orgulhosos de falar sobre o próprio bairro (São José) e da história de seus antepassados, que conta com a ‘mistura’ de italianos e nordestinos em um só lugar.

Nosso grupo conversou com diversos moradores, dos novos aos mais velhos. Procurávamos uma história única no bairro, uma característica que o tornasse diferente dos outros.

Além da história incrível de imigração dos fundadores, descobrimos – veja só – uma crença dos moradores mais velhos e católicos de que uma menina, que vivia no São José e faleceu há muitos anos, realizava milagres. Alguns juram que ela cura as crianças do local. Chegamos a visitar e a filmar seu túmulo, no Cemitério da Saudade (bairro Cerâmica), que contava com diversas velas e mensagens de agradecimento.

Então eu tive a ideia de visitar o Diário do Grande ABC para conseguir mais material e conversar com os jornalistas sobre as curiosidades não apenas do bairro, mas da cidade de São Caetano.

Nesse momento, conseguimos que você, Ademir, visitasse nossa faculdade e presenciasse o dia de entrega do projeto. Com esse trabalho, realizado no meu segundo ano de curso, percebi que o jornalismo era gigante. Entendi que as melhores histórias estão onde menos esperamos, nas pessoas que querem falar o que sabem e até naquelas que precisam de um empurrãozinho.

O projeto me mostrou que sou da comunicação por escolha e por amor. E assim, ouço as pessoas. Percebo os detalhes nessas histórias e os levo em consideração. Foi o que os moradores desse bairro especial me ensinaram a praticar e fazer.

CINCO ANOS DEPOIS...
Sempre fui tímida, mas o projeto no bairro me colocou em situações onde tive que guardar essa característica no bolso e falar com pessoas que nunca me viram na vida. Típico do jornalismo, mas no início da faculdade tudo é novo e, automaticamente, temos receio de tudo.

Quando vi que esse meu outro lado deu certo, me descobri uma comunicadora eficiente e que adora ouvir as pessoas. Fiz estágios em diversos lugares justamente para conhecer todos os lados da profissão.

Hoje faço a comunicação interna e também sou social media de uma empresa que fala de um tema mais do que atual: sustentabilidade. E, assim, descobri outra paixão minha: comunicar a população sobre a necessidade, importância e o significado que existe em ajudar o nosso planeta.

Particularmente, adoro falar sobre projetos sociais e como energias renováveis podem ser imprescindíveis para pessoas que moram em comunidades e lugares remotos do País. E, claro, adoro ouvi-las. Ligo, converso e ouço suas histórias a cada nova comunicação que preciso fazer sobre um projeto social. Olha só, características que ninguém mais, ninguém menos do que o bairro São José me ensinou. 

Nota da Memória – O grupo da USCS que estudou a antiga Vila São José foi duas vezes fotografado: antes, no Diário, e depois, quando da apresentação do vídeo sobre o bairro.

Diário há meio século
Domingo, 1º de agosto de 1971 – ano 13, edição 1602
Manchete – Astronautas já passeiam com um jipe na Lua
Cultura & Lazer – A composição Ao Sol, de Enzo Mauro Gallarini, foi a ganhadora do I Famp ( Festival Andreense de Música Popular). Promoção do Movimento Juvenil da Igreja Senhor do Bonfim, Prefeitura de Santo André e Diário do Grande ABC. A final foi no Cine Tamoio, que funcionou no bairro Ipiranguinha.

Em 1° de agosto de...

1916 – Alberto Zamignani nasce na Fazenda Ermida, em Jundiaí, e vem para Santo André em 1933. Sindicalista e líder comunitário. Foi vereador em Mauá.
1986 – O primeiro Sacolão de São Bernardo passa a funcionar em novas instalações, à Rua Waldemar Campanha, onde permanece.
1991 – Santo André adere à bolichemania ao inaugurar o Pink Bowling, à Avenida Artur de Queiroz, bairro Casa Branca. Era a segunda casa do gênero, depois do Golden Bowling, do Golden Shopping de São Bernardo.

Hoje

- Dia Mundial da Amamentação
- Dia do Selo Postal Brasileiro

Santo do Dia

- Afonso Maria de Ligório. Italiano (Napóles, 1696 – Salerno, 1787). Bispo e doutor da Igreja

Municípios Brasileiros

- Em São Paulo, hoje é o aniversário de Piracicaba (de 1767) e Bauru (de 1896).
- Pelo Brasil: Arraias (Tocantins); Caxias (Maranhão); Formosa (Goiás); e Uruburetana (Ceará). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;