Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 22 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Turismo

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

Como emitir o comprovante de vacinação do SUS em português, inglês e espanhol

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Redação
Do Rota de Férias

30/07/2021 | 12:56


Ainda não existe um comprovante de vacinação contra covid-19 aceito mundialmente, mas a abertura gradativa das fronteiras para quem chega do Brasil a alguns destinos, como Suíça, França e Canadá, está levantando a questão da importância de viajar com um certificado. No Brasil, existe a opção de gerar o documento a partir do aplicativo ConecteSUS. A versão final pode ser emitida em português, inglês e espanhol.

Seguro viagem prático e eficiente – Ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa “Cupom de desconto” da Seguros Promo.

Antes de viajar para qualquer lugar, no entanto, é recomendável checar se esse comprovante de vacinação contra covid-19 do SUS será aceito ou você precisará correr atrás de algum documento específico. Você pode fazer isso com agentes de viagem ou nos sites oficiais das embaixadas e consulados dos países para onde pretende ir, pois cada destino vem adotando uma política diferente.

Como emitir o comprovante de vacinação via ConecteSUS

Para emitir o comprovante de vacinação, você precisará se cadastrar no site da ConecteSUS ou baixar o aplicativo do sistema, disponível Apple Store (iOS) e na Play Store (Android).

Além do certificado da vacina contra covid-19, a plataforma reúne outras informações, como histórico de saúde, atendimentos realizados no SUS, medicamentos distribuídos e provas de outros tipos de vacinação.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Confira o passo a passo para emitir o comprovante de vacinação contra covid-19:

1 Ao acessar o site ou aplicativo, clique em “Entrar”. É necessário cadastrar uma conta gov.br para acessar seus dados a partir do CPF e de uma senha. Depois disso, dá para acessar dados referentes a vacinas, medicamentos, exames e tudo mais que o sistema oferece.

2 Ao clicar no campo “Vacina”, já dá para observar a sua carteira de vacinação de forma digital. Siga adiante clicando na setinha para a direita ao lado do nome do imunizante para gerar o comprovante de vacinação.

3 Na parte inferior da tela, clique em “Certificado de Vacinação”.

4 No menu com a bandeira do país, escolha se você deseja gerar o documento em português, inglês ou espanhol (clique nele para que as opções sejam listadas na tela).

5 Pronto, seu comprovante de vacinação pode ser impresso ou exibido, na língua escolhida, para as autoridades que o solicitarem. Há um QR Code para facilitar o processo.

Vale dizer que, no caso do certificado de vacina contra covid-19, o ConecteSUS traz informações completas, como qual imunizante foi aplicado, o lote de fabricação e as datas em que as doses foram ministradas.

Vai viajar de avião? Pesquise aqui as melhores opções de passagens aéreas.

Quando acessar os dados

Após tomar uma dose, o ConecteSUS pode demorar até sete dias para adicionar o sistema todas as informações. Portanto, aguarde esse tempo para consultar o sistema e gerar o seu comprovante de vacinação digital.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;