Setecidades Titulo Termômetros
Baixas temperaturas deixam cidades cobertas com geada

Termômetro chegou a registrar 3ºC no Grande ABC e surpreendeu moradores; meteorologista diz que frio vai diminuir

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
21/07/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


O Grande ABC registrou temperaturas extremamente baixas na madrugada de ontem, chegando a apenas 3°C. O frio fez com que algumas cidades amanhecessem com paisagem típica da Europa, devido a geadas que cobriram plantações, pistas e veículos com película branca, fenômeno bastante raro na região.

Quem se surpreendeu com a vista logo cedo foi o técnico de telecomunicações Robert Papp, 31 anos, que às 6h30 se deparou com o carro tomado por gelo. Morador do Parque Aliança, em Ribeirão Pires, ele contou que saiu para levar sua mulher ao serviço e, quando voltou, aproveitou o cenário e montou um “boneco de neve” com o gelo. “Me lembro que a última vez que geou assim eu e meus irmãos éramos pequenos. Mês passado também chegou a gear, mas não acumulou tanto gelo quanto nesta noite (ontem)”, afirmou Robert. 

Em Paranapiacaba, São Bernardo e Rio Grande da Serra não foi diferente. As fotos publicadas por moradores, feitas nas primeiras horas do dia, circularam pelas redes sociais. Mostrando as temperaturas baixas e o gelo pelas ruas. Morador da Vila de Paranapiacaba, o guia de turismo Eduardo Pin, 56, relatou “uma noite fria e úmida”. “Fazia uns cinco anos que não fazia tanto frio aqui”, atestou. 

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas da madrugada de terça-feira estiveram perto de 0ºC. A friaca, porém, já começa a perder força hoje. O meteorologista da Squitter Meterologia e Hidrologia, Caio Pereira de Souza, explicou que a geada foi causada pela junção de três fatores pouco comuns no Grande ABC, sendo uma massa de ar polar mais forte aliada a falta de nuvens e poucos ventos. 

“A influência de massa de ar polar, que foi a mais intensa que tivemos nesse inverno, somada com essa casualidade local de ausência de nebulosidade e falta de vento contribuíram para que as temperaturas fossem mais baixas e a região tivesse essa geada”, disse o especialista, pontuando que esse fenômeno ocorre porque o solo vai perdendo calor gradativamente ao longo da madrugada, e sem cobertura de nuvens se dispersa mais facilmente na atmosfera. 

Segundo Souza, até sexta-feira as temperaturas tendem a se elevar gradativamente, e o fim de semana será um pouco mais quente. Não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar estará comprometida, entre 20% e 30%. “A região deve continuar com pouquíssima nebulosidade ao longo desses dias, então, no período da tarde o Sol vai brilhar com bastante intensidade e as temperaturas vão ficando na casa dos 25ºC. As madrugadas vão continuar com temperaturas amenas para frias, com mínima inferiores a 10ºC até quinta-feira (amanhã)”, prevê o meteorologista.

ACOLHIDAS

Com a baixa temperatura registrada ontem na região, as sete cidades reuniram forças para minimizar os riscos à população de rua, realizando cerca de 200 atendimentos, 50 abordagens e abrigando 40 moradores em situação de vulnerabilidade – os demais atendidos não aceitaram acolhimento.

Colaborou Yasmin Assagra 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;