Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 20 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

A terra removida. As obras de drenagem. Um imenso muro de arrimo.

O mais lindo campo de futebol do mundo em contagem regressiva


Ademir Medici

02/07/2021 | 07:00


Os dizeres da placa não deixam dúvidas: as obras de restauração do campo do União Lira Serrano têm o seu término estimado para 29 de outubro de 2021. Sendo assim, temos quatro meses pela frente...
“Meu sonho é quando as obras em Paranapiacaba estiverem prontas – e logicamente a pandemia tiver passado –, fazer um evento festivo do Memofut, com um jogo de futebol, um almoço  e a cobertura do Diário do Grande ABC.

Alexandre Andolpho Silva, coordenador do Grupo Literatura e Memória do Futebol.


Memória, como o faz periodicamente, visitou, no sábado, Paranapiacaba, e fotografou o andamento das obras de revitalização do campo do Serrano.
A terra do espaço sagrado do velho Alto da Serra está sendo remexida. As arquibancadas de madeira, removidas. Um muro de arrimo em construção. E o atual mais antigo campo de futebol do Brasil, centenário campo, passa por seu mais completo trabalho de obras da história.
São muitas histórias, e a esperança de que tudo fique pronto antes do Natal. Um lindo presente natalino ao futebolista de Paranapiacaba, de Santo André, do Grande ABC, e do Brasil. O mundo terá mais um motivo para reverenciar a vila “de onde se vê o mar”.
DUAS NOVIDADES
- O Museu do Castelinho, no alto da Vila Ferroviária, voltou a funcionar nos fins de semana. São visitas monitoradas e com número limitado de visitantes a cada incursão, por causa da pandemia. O Castelinho está lindo.

- Na parte alta de Paranapiacaba, também chamada de Vila Portuguesa, um playground está pronto, inclusive com o púlpito que receberá a placa inaugural. Um minicampo com grama sintética aguarda a gurizada.


DO ENTULHO...
Renascerá o mais antigo campo de futebol sobrevivente no Brasil.  A data estabelecida para 29 de outubro e uma vista das obras a partir da quadra de fisicultura: o ‘monumental’ do Serrano vai sair

Em 2 de julho de...

1856 – Criado o Corpo de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, capital imperial.
1916 – Marcado para Santo André um jogo intermunicipal de futebol: Edu Chaves, de São Paulo x União Fortaleza, de São Bernardo.
1921 – São Paulo aguardava a chegada do primeiro grupo de 450 imigrantes formados por antigos soldados antibolchevistas. Foram contratados na França pelo governo do Estado de São Paulo. Vão trabalhar na lavoura.
1961 – Aprovado em primeira discussão projeto de lei da vereadora Antonia Ortega de Abreu – a Professora Antoninha – dispondo sobre a denominação de diversas vias públicas da Vila Baeta Neves, em São Bernardo.
1986 – Reaberta a Biblioteca Paul Harris, em São Caetano. Restaurada, depois de permanecer fechada durantes três anos por causa de um incêndio.
1991 – A General Motors Internacional anuncia o novo presidente da GM do Brasil. George Richard Wagoner assumirá em 1º de agosto (de 1991).
- Vereador Nelson Campanholo, de São Bernardo, anuncia a sua saída do PT.
- Oh! Calcutá!, uma comédia erótica no Teatro Elis Regina, em São Bernardo.
2011 – Falece o ex-presidente Itamar Franco.
2016 – João Delijaicov Filho, o João dos Quadros de São Bernardo, criador da Pinacoteca Municipal, recebe o título de cidadão são-bernardense.

Diário há meio século

Sexta-feira, 2 de julho de 1971 – ano 13, edição 1576
Manchete – Prefeito abandona a sala e não termina reunião
“Não há nada o que falar. Dentro de dois meses a Prefeitura vai demolir todos os imóveis localizados do lado impar da Rua Coronel Alfredo Flaquer”.
Dizendo isso, disfarçando sua irritação, o prefeito Newton Brandão abandonou a reunião que manteve na tarde de ontem (1º de julho de 1971), em seu gabinete, com os proprietários dos imóveis que serão atingidos com ação desapropriatória, face à necessidade de construção da Avenida Perimetral, em Santo André.

Hoje

- Dia da Independência da Bahia
- Dia do Bombeiro
- Dia do Hospital

Santos do Dia

- Pedro de Luxemburgo (França, Lorraine, 1369 – Villeneuve, 1387). Bispo de Metz, nomeado aos 15 anos, e cardeal-diácono. Faleceu aos 18 anos.
- Otto. Missionário e bispo de Bamberg, na Baviera, Alemanha. Faleceu no ano 1139
- Bernardino Realino (1530-1626). Padre italiano. Padroeiro das cidades de Lecce e Capri

Municípios Brasileiros

- Hoje é o aniversário de Alagoinhas e Macajuba (Bahia); Amaturá (Amazonas); Curral Velho (Paraíba); e Santa Isabel do Ivaí (Paraná).
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;