Política Titulo Seis secretários no período
Mandato de conselho da educação em Mauá chega ao fim após vaivém

Ex-presidente do grupo enfatiza vitórias a despeito de instabilidades políticas

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
28/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), editou decreto em que nomeou nova composição do CME (Conselho Municipal de Educação), grupo de educadores responsáveis por orientar e fiscalizar o setor na administração. A eleição dos novos integrantes coincide com o início de um governo e é aposta da categoria para virar a página da instabilidade política no município registrada nos últimos anos. 

Presidente do CME na última gestão (2019-2021) e vice na penúltima (2017-2019), João Wagner Martins destaca conquistas do conselho nos últimos quatro anos, a despeito de o município assistir ao vaivém no comando da Prefeitura em decorrência das prisões e do impeachment do hoje ex-prefeito Atila Jacomussi (PSB). De lá para cá, nas contas do educador, o CME se deparou com seis secretários de Educação diferentes. 

“Com muito orgulho terminamos, após quatro anos de gestão, um período em que o CME mais produziu em toda sua história: foram indicações, deliberações e pareceres. Posso destacar assuntos vinculados ao nome social (a pessoas trans), qualificação docente, currículo municipal, lista pública de vagas em creche, utilização dos espaços escolares, progressão, regularização de vida escolar, projetos especiais, diretrizes para educação especial e para a educação de jovens e adultos, normas de autorização de funcionamento da rede privada, pública e atendimento educacional especializado, entres outros tantos”, frisou Wagner, que é servidor de carreira da Educação. 

Segundo o ex-mandatário do conselho, apesar das instabilidades políticas no comando do Paço, todos os secretários que passaram pelo cargo “sempre respeitaram muito a autonomia e o espaço do CME”. “Talvez por isso conseguimos produzir e elaborar tantos documentos importantes para a rede. Fomos a primeira cidade do Grande ABC a concluir o currículo municipal de educação infantil, à luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Fizemos consulta e audiência pública, ouvindo e acolhendo as sugestões de todos os envolvidos”, celebra, ao relembrar ainda o desafio inédito do conselho em enfrentar uma pandemia, do ano passado para cá, e regulamentar o ensino à distância. “Mais uma vez minha gratidão a cada um da rede municipal que se desdobrou, trabalhou nesse período”.

Haverá definição nos próximos dias do novo presidente do CME. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;