Fechar
Publicidade

Sábado, 31 de Julho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Política

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Tite recebe Dib em aproximação que pode envolver mudança na FUABC

reprodução/Instagram Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Ex-prefeito de S.Bernardo vira favorito para assumir a Fundação com missão de apaziguar relação na instituição; prefeito de S.Caetano classifica o político como 'enciclopédia'


Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC

22/06/2021 | 16:08


Atualizada às 21h23

Ex-prefeito de São Bernardo e ex-diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), William Dib esteve na manhã desta terça-feira o gabinete do prefeito de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), em movimento que desenha a ida de Dib para o comando da FUABC (Fundação do ABC).

A expectativa é a de que Dib pacifique as relações na FUABC pelo conhecimento político – prefeito de São Bernardo por dois mandatos e ex-deputado federal – e pelo currículo técnico – além da Anvisa, foi secretário de Saúde de São Bernardo e esteve à frente do Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).

Segundo apurou o Diário, a indicação de Dib foi tratada também com o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), detentor da nomeação do presidente da Fundação no próximo ciclo. Pelo regimento da FUABC, cada cidade mantenedora (Santo André, São Bernardo e São Caetano), em rodízio, apresenta o presidente, que tem período de mandato de dois anos.

A atual presidente da FUABC é Adriana Berringer Stephan, de São Caetano. Nos últimos meses, houve atrito na relação de Adriana com Santo André, a ponto até de a Câmara andreense ter aberto comissão para acompanhar denúncias na gestão da atual presidente na organização de saúde.

Adriana é investigada pela Polícia Civil e por sindicâncias em Santo André e em São Caetano por causa da denúncia do fura-fila da vacinação por parte de funcionários de setores administrativos. Gerentes de departamentos foram incluídos em lista de imunização sendo classificados como diretores de áreas hospitalares – a FUABC sustenta que houve erro formal na confecção da listagem e que não existiu fraude no cumprimento do PNI (Programa Nacional de Imunização). O caso pressionou a gestão de Adriana, que deve ser absorvida pelo governo Tite – o prefeito tem boa relação com a médica.

Dib ficaria à frente da FUABC no período de transição, como nome convergente entre Santo André e São Caetano, e teria a missão de restabelecer as pontes entre os sistemas de saúde das cidades. Haveria possibilidade, inclusive, de seu mandato se estender, com ele virando indicação de Santo André à instituição.

“Hoje recebi a visita do doutor William Dib, ex-prefeito de São Bernardo, homem público referência no País. Foi secretário de Saúde, diretor da Anvisa, deputado federal, uma enciclopédia política. Sua visita nos traz grande oportunidade de aprender sobre saúde e gestão pública”, escreveu Tite, em suas redes sociais, sem dar pistas sobre o futuro da FUABC.

Dib não retornou aos contatos da equipe do Diário.
 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;