Internacional Titulo
Ministro italiano se pronuncia a favor da pílula abortiva
Das Agências
28/05/2001 | 16:29
Compartilhar notícia


O ministro italiano da Saúde, Umberto Veronesi, se pronunciou nesta segunda-feira a favor da pílula abortiva RU-486, proibida até o momento na Itália.

"Se temos a possibilidade de interromper uma gravidez com métodos farmacológicos, que traumatizam menos do que uma cirurgia, não vejo razão para rechaçá-la", afirmou Veronesi, ministro atual do governo de centro-esquerda e especialista em cancerologia.

O ministro autorizou em novembro a venda da "pílula do dia seguinte", o que provocou a fúria do Vaticano e de setores da direita.

A pílula RU-486 se usa como alternativa ao aborto em vários países da Europa, entre eles França, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Alemanha além dos Estados Unidos.

Quatro hospitais italianos, entre eles três romanos, pediram autorização ao ministério para usar a pílula RU-486.

O aborto foi legalizado na Itália em 1978, embora por pressões do Vaticano a lei consinta os médicos a recusar sua aplicação por motivo de consciência.

Segundo o religioso Mauro Cazzoli, professor de teologia moral, a pílula RU-486 "suprime uma nova vida, é moralmente ilícita e deve ser rechaçada."

A Conferência Episcopal Italiana e o papa João Paulo II solicitaram, após a vitória de Silvio Berlusconi, que o novo parlamento anule a lei sobre o aborto.

Segundo estatísticas oficiais, na Itália se registram 10 mil casos de gravidez não-desejada todo ano entre menores, dos quais 6.700 desembocam em uma interrupção voluntária de gravidez.

A pílula abortiva RU-486 provoca a interrupção da gravidez já implantada, enquanto a "pílula do dia seguinte" impede que o óvulo fecundado se implante no útero.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;